O presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gilson Santos, participou nesta quinta-feira (06) de sessão na Câmara de Vereadores de Rio Branco do Sul para debater aspectos do transporte público na região e possíveis soluções para demandas apresentadas.

Santos destacou as ações colocadas em prática desde o início deste ano no município e projetos que constam na pauta da Comec. Entre as ações mencionadas estão as alterações na linha L71 Ctba/Rio Branco Do Sul, que desde 13 de maio passou a atender a Vila Abrão, no bairro Jardim Paulista, a reorganização da tabela de horários da mesma linha, buscando dar mais opções à população, e a inclusão de mais um ônibus.

O presidente da Comec também falou também sobre o congelamento da tarifa de algumas linhas do município. “Graças ao subsídio de R$ 150 milhões garantidos pelo Governo do Estado para Curitiba e Região Metropolitana conseguimos congelar a tarifa de algumas linhas, entre elas a L11 Rio B.Sul/Tamandaré, que não teve reajuste em 2019”.

Outro esforço da autarquia no momento é a articulação de um estudo para que as linhas férreas que cruzam Curitiba e algumas cidades da Região Metropolitana, entre elas Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul, possam ser compartilhadas com o transporte de passageiros. “Já recebemos a anuência da ANTT para este estudo e na próxima semana vamos nos reunir com a CBTU, no Rio de Janeiro. Sabemos que não é uma solução a curto prazo, mas, se realizada, será bastante significativa para a região”, destacou Santos.

Outro tema abordado por Santos foram as recentes conversar com as prefeituras de Rio Branco do Sul e Itaperuçu para viabilizar um terreno que possa receber um terminal de ônibus que atenda as duas cidades.

“O que nos traz aqui hoje é a garantia e o compromisso dessa relação franca e transparente com os municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Sabemos que existem problemas, sabemos que não vamos conseguir resolver todos eles num curto prazo ou da maneira que a população espera, mas não vamos nos omitir quando houver qualquer tipo de cobrança por melhorias do transporte coletivo”, afirmou o presidente da Comec.

O vereador Dika Nalifico, que teve a iniciativa do convite feito à Comec, disse que esta prestação de contas para a população é muito importante. “Essa proximidade é fundamental, principalmente para nós, vereadores, que muito somos constantemente cobrados por isso”.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Fonte: Agência de Notícias do Paraná