Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Com novo Batalhão, Corpo de Bombeiros, de Toledo, atenderá 22 municípios da região

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Quando assumiu no dia 14 de abril de 2023, o comandante do Subgrupamento de Bombeiros do município de Toledo (2º SGB), pertencente ao 4º Grupamento de Bombeiros, o capitão QOBM Guilherme Rodrigues de Lima, disse que um dos grandes projetos seria a implantação do Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Toledo, que poderá viabilizar o atendimento de 22 municípios da região Oeste.  

Segundo ele, o município já comporta essa nova estrutura. “O grupamento do Corpo de Bombeiros, é um projeto, que surgiu da necessidade do município, e viabilizamos estudos técnicos que trazem a prerrogativa de que Toledo já comporta um grupamento, e podemos tratar como um Batalhão, inclusive iremos adotar essa nomenclatura. Hoje, os Bombeiros de Toledo é equivalente a uma Companhia, e queremos passar para um Batalhão. E diante disso fizemos um projeto, que foi apresentado as lideranças políticas da região e também para o comando do Corpo de Bombeiros do Paraná, e foi muito bem aceito. A nossa proposta envolve ainda a expansão e revitalização de Assis Chateaubriand e a expansão para outras áreas, que estão em estudos”.

BATALHÃO – “Mais do que a nomenclatura passando de Companhia, para Batalhão, esse projeto traz algumas benesses, os serviços ofertados são os mesmos, mas teremos uma estrutura administrativa que comporta melhor as necessidades do município, principalmente de novos bombeiros, vinculado a esse projeto está a contração de novos bombeiros, o que beneficiária, não somente Toledo, como toda a região”, explica o capitão.  

Capitão Rodrigues disse que Toledo já comporta um Batalhão. Foto: Ricardo Morante

Estudo feito pelo tenente-coronel Rogério Araújo, que já comandou o 2º SGB, de Toledo, aponta para a necessidade de 100 novos servidores para atender as necessidades da região, “porém, 70 já nos daria condições de iniciarmos esta ampliação dos serviços em Toledo. Por isso, peço às forças políticas para que se unam no objetivo de convencer o Governo do Estado a abrir este concurso e designar esta quantidade de homens e mulheres para a nossa região”, relata Araújo.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, esteve em Toledo, em agosto, e participou de uma reunião com o prefeito Beto Lunitti, entre outras lideranças. O principal motivo da visita do oficial foi a implantação do grupamento da corporação no município, o qual poderá vir a ser o 14º no Paraná. “O prefeito Beto Lunitti está ajudando a convencer o estado da nossa necessidade.  Tanto do nível de ocorrências, serviços prestados à comunidade, prevenção de incêndios, todos esses indicativos, nos mostram tecnicamente que o município necessita de um Batalhão”, afirma Rodrigues.

RECURSOS – O capitão esclarece que sendo um Batalhão, o corpo de Bombeiros teria mais recursos.  “Não é segredo que o Executivo Municipal contribui com a manutenção do Corpo de Bombeiros, mas temos também recursos do estado, que é de acordo com a categoria do quartel. Os recursos que são enviados para uma Companhia são menores do que os encaminhados para um Batalhão. Essa simples mudança de categoria, nos traria mais recursos. Facilitando ainda mais mantermos e aumentar a qualidade dos serviços prestadoras a população”.  

De acordo com o capitão Rodrigues, todas as estruturas atuais serão aproveitadas. “Não deixaremos de ter o quartel da Pioneira e o quartel da Parigot de Souza, e, tampouco, as outras unidades.  Teremos um reajuste da parte administrativa, as áreas que já pertenciam a Toledo, no caso dos municípios pertencentes a Marechal Rondon, eles retornariam para a nossa unidade, que contariam com dois novos municípios e passaríamos atender uma região com 22 municípios”.

Estrutura do quartel da Parigot de Souza. Foto: Decom/Pref. de Toledo

O capitão Rodrigues ressalta ainda que neste primeiro momento no atendimento de Toledo não será instalado um novo quartel, até por uma forma de economia dos gastos do dinheiro público, e que hoje, o quartel dos Bombeiros de Toledo atende as necessidades dentro do município, “as estruturas são bem instaladas e somos referências em treinamentos. Mas dentro desse projeto do Batalhão temos alguns avanços com a revitalização de Assis e a abertura de novas unidades que possamos expandir os serviços oferecidos a comunidade”.

NOVA ESTRUTURA – Com a mudança de Companhia, para Batalhão, os Bombeiros de Toledo têm projetos para os próximos 10 anos. “É um projeto em longo prazo, e estamos prevendo mudanças em 10 anos, um olhar voltado para o futuro. Temos a previsão da construção de duas novas unidades, uma delas, acredito, que será referência em nível nacional, sem exageros.  E também a construção de um novo quartel em Assis Chateaubriand, que seria mais condizente as necessidades do município”, afirma o capitão Rodrigues.  

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2784 – 28/05/2025

Cotações em tempo real