Foto: Gilson Abreu/AEN

Por Marcos Antonio Santos

No ano de 2024, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Toledo (Banco de Sangue) aumentou o número de candidatos à doação. Foram 7.569, o que equivale a um aumento de 29% em relação a 2023, quando registrou 5.865 candidatos. Desses 7.569, cerca de 500 não foram considerados aptos na triagem clínica para doar sangue.

De acordo com a chefe da Unidade, Vânia Frigotto, o aumento é extremamente expressivo para a região. “Observamos um aumento de 29% em relação ao ano de 2023 no número de doações de sangue. Em 2024, tivemos 7.569 candidatos à doação, dos quais 7.068 foram aprovados e considerados aptos para fazer a doação. Já em 2023, foram 5.865 candidatos. Esse é um aumento extremamente expressivo para a nossa região. Nesse mesmo período, conseguimos autonomia em relação à produção de sangue. O sangue coletado hoje em Toledo é suficiente para atender toda a nossa região e todos os serviços hospitalares locais, sem mais depender de bolsas de sangue de Cascavel. É claro que Cascavel ainda faz o nosso processamento, mas, se hoje tivéssemos a possibilidade de abrir um serviço, como o Hemonúcleo, poderíamos fazer isso”, afirma.

Ela também menciona que, além de o Banco de Sangue ter alta suficiência em relação ao quantitativo de sangue, ainda forneceu 11% das bolsas para a Rede Hemepar. “O que produzimos ainda gera um excedente, que é enviado para as outras unidades da Rede Hemepar no estado do Paraná. Geralmente, essas bolsas ficam mais em Cascavel, devido aos serviços de oncologia. A nossa expectativa para 2025 é, no mínimo, manter esse número, para que possamos continuar com a alta suficiência, manter nossos serviços e nos tornar referência dentro do estado do Paraná”.

Conforme Vânia, janeiro é sempre um mês mais complicado devido às férias. As pessoas acabam doando menos e, nesse período, um dos nossos médicos sai de férias. As coletas estão reduzidas neste mês, acontecendo apenas dois dias. Contamos com a Unidade de Coleta de Marechal Cândido Rondon para dar suporte e realizar coletas nesse período. Nossos estoques estão um pouco baixos nos tipos sanguíneos O negativo e A negativo. Se a pessoa não conseguir agendar a doação aqui, pode fazer o agendamento na Unidade de Cascavel sem problemas”, relata Vânia Frigotto.

QUEM PODE DOAR – Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem doar sangue a cada três meses, até quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada quatro meses, com um máximo de três doações ao ano. Para realizar o cadastro, leve consigo documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte). Para a faixa etária entre 16 e 18 anos incompletos, é necessário estar acompanhado por um adulto com documento de identidade.

HEMEPAR – É responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos em todas as regiões do Paraná. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, que atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do estado graças às doações dos voluntários.

Para agendar a doação de sangue, acesse o site www.saude.pr.gov.br/doação ou entre em contato pelo WhatsApp: (45) 98821-3171.