O Centro de Eventos Deziré Refosco foi palco, nesta quarta-feira (6), de mais uma etapa do Castrapet, projeto promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Em nível local, a iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
A ação resultou na castração de mais de 120 cães e gatos, incluindo machos e fêmeas, focando especialmente nos animais em situação de rua e sob a responsabilidade de protetoras cadastradas. Esta foi a segunda vez que o Castrapet atendeu à população animal de Toledo – a primeira passagem pela cidade foi em dezembro de 2022.
A estrutura, que tem como ponto central um ônibus adaptado para realizar seis procedimentos cirúrgicos ao mesmo tempo, é composta ainda por tendas e biombos para realização de pesagem, avaliação clínica, pré-operatório (tricotomia e anestesia) e pós-operatório. Por falar nisso, todos os tutores dos animais levaram para casa, de forma gratuita, a medicação que administrarão nos seus pets por uma semana.
Entre as beneficiárias pelo Castrapet estavam as protetoras Susana Mascarello Zorzo e Vivian Diel Ribeiro. “Eu cuido atualmente de 5 cães e 13 gatos, dos quais são quatro filhotes para adoção. Este evento ajuda no nosso trabalho, além de reduzir a espera pelo procedimento realizado pelo município”, observa Susana. “Trouxe cinco gatas e um cachorro, e este evento veio numa boa hora, pois eles entraram na fila do procedimento há cerca de três meses. Quando chega a nossa vez, ficamos felizes, pois todo o processo é bem feito”, comenta Vivian.
De acordo com a médica veterinária Julia Orlando Heiss, coordenadora de Proteção e Defesa Animal da SMMA, o projeto é uma importante estratégia para o controle populacional de cães e gatos no município. “Hoje estamos executando uma ação que é fruto de um convênio com o Governo do Estado, por meio do qual estamos castrando animais que já estavam na fila de espera do município. Com estes procedimentos, ultrapassamos a marca de 4.000 esterilizações de cães e gatos realizados desde 2021, todos gratuitos e intermediados pelo governo municipal”, destaca.
A ação da Sedest contribui para o Programa Permanente de Controle Populacional de Cães e Gatos, instituído pela Lei n.º 2.320/2020 e regulamentado pelo Decreto nº 885/2023. A iniciativa tem como objetivo oferecer castrações gratuitas de animais que estão aos cuidados de protetoras cadastradas pelo município, de pessoas que estão abrigadas em casas de passagem e de tutores que atendem aos critérios do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e manifestam interesse em atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de suas casas.
Fonte: Decom/Pref. de Toledo