Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Com casos e mortes por dengue aumentando em Toledo, Setor de Endemias diminui ações  

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos antonio Santos

A Secretaria de Saúde de Toledo confirmou mais seis mortes causados pela dengue. De acordo com o boletim semanal divulgado na sexta-feira, 26, o município soma 19 vítimas fatais causadas pela doença desde 1º de agosto de 2023, início do atual ano epidemiológico. Até o momento é um infeliz recorde para Toledo, nunca o município havia registrado tantas mortes da doença.

No ano epidemiológico 22/23 foi confirmada uma morte por dengue. Ainda estamos no final de abril e o ano epidemiológico fechará dia 31 de julho.  O boletim aponta também que, na última semana foram registrados mais 358 novos casos da doença. Dessa forma, o total passa de 3.893 para 4.251 confirmações (4.243 autóctones e 8 importados) no atual ano epidemiológico.  O recorde de casos em Toledo foi registrado entre 2019/2020 com 4.779 casos.

PREOCUPANTE – Segundo uma fonte consultada pela Gazeta de Toledo, o atual cenário da dengue em Toledo é muito preocupante, e que o Setor de Combate às Endemias está abandonado, que é preciso agir com sabedoria. “O Setor está uma vergonha. A diretora é despreparada”. O Setor de Combate às Endemias passou por mudança na coordenação no mês de março e em 16 de fevereiro, o município declarou epidemia de dengue.

De acordo com essa fonte, todas as ações que estavam sendo realizadas em Toledo para conter o avanço do mosquito Aedes aegypti estão paralisadas.  E disse que não tem mais bloqueios, que parece tudo normal, e que a equipe também está insatisfeita com a coordenação de todo o setor. “ Os ACEs (agentes de controle de endemias) estão desmotivados. Não sei onde isso vai parar”.

A fonte disse ainda que o triste é que todos os projetos realizados no setor foram abandonados: o trabalho com acumuladores; os Ecopontos Itinerantes; as parcerias com os setores da educação; universidades, empresas, Rotary. “Nada mais existe. Nem os trabalhos de recuperação aos sábados. Tudo parado, somente as visitas normais. Não tem efetividade. Me preocupa os próximos anos.  A dengue tem que ter prevenção o ano todo. Acredito que vai haver, infelizmente, mais mortes ainda”.

24 de fevereiro caminhada pela Rua Barão do Rio Branco. Foto: Ricardo Morante/Decom/Pref. de Toledo

AÇÕES – Os últimos Ecopontos Itinerantes foram realizados no dia 17 de fevereiro, nos bairros Jardim Bressan e Cézar Park, e recolheu 100 toneladas de resíduos volumosos e inservíveis, além de 5 mil quilos de materiais recicláveis.

No dia 24 de fevereiro, servidores municipais, integrantes de entidades e clubes de serviços, estudantes e demais pessoas participaram de uma caminhada pela Rua Barão do Rio Branco, desde o Terminal Rodoviário Alcido Leonardi, passando pelas ruas da região central e encerrando a atividade na Praça Willy Barth.

No dia 4 de abril, aconteceu uma ação efetiva, quando uma força tarefa envolvendo diversos setores da Prefeitura e também a Guarda Municipal e a Polícia Militar adentraram imóveis desabitados, fechados ou não era permitida a entrada dos agentes de combate às endemias. Foram fiscalizados oito locais, sendo que em dois foram encontrados criadouros do mosquito.

19 mortes por dengue em Toledo, as últimas:

• 14º óbito – Paciente do sexo masculino, 56 anos, com comorbidades; Início dos sintomas em 13/03/2024, sendo atendido e internado na rede hospitalar, evoluindo a óbito em 19/03/2024;

• 15º óbito – Paciente do sexo masculino, 85 anos, com comorbidades; Início dos sintomas em 12/03/2024, atendimento clínico e internamento em 15/03/2024, transferência para leito hospitalar em 20/03/2024 e falecimento em 25/03/2024;

• 16º óbito – Paciente do sexo masculino, 66 anos, com comorbidades; Início dos sintomas em 26/03/2024, atendimento clínico em 27/03/2024 e, após encaminhamento para leito hospitalar, falecimento registrado em 02/04/2024;

• 17º óbito – Paciente do sexo masculino, 44 anos, com comorbidades; Início dos sintomas em 22/03/2024, atendimento clínico em 25/03/2024, transferência para leito hospitalar em 28/03/2023 e falecimento em 04/04/2024;

• 18º óbito – Paciente do sexo feminino, 67 anos, com comorbidades; Início dos sintomas em 17/03/2024, sendo atendida e internada em serviço hospiltar, e falecimento registrado em 05/04/2024;

• 19º óbito – Paciente do sexo feminino, 97 anos, com comorbidades; Início dos sintomas em 04/04/2024, sendo acompanhada desde então por serviço de atenção domiciliar, vindo a falecer em 09/04/2024.

Dos 19 óbitos registrados, nove são de pessoas do sexo masculino e dez do feminino. Deste total, 18 envolveram pacientes com comorbidades e a idade média dos falecidos é de 74,3 anos.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real