Em um cenário epidemiológico mais favorável quanto à Covid-19, Toledo está gradativamente retomando a normalidade no atendimento das estruturas da saúde municipal. Após várias unidades básicas (UBS) serem reabertas e a Central de Especialidades voltar ao endereço original, chegou a vez de a Farmácia Escola/Farmácia Especial e da Farmácia de Manipulação, anexas ao Centro de Saúde localizado na esquina das ruas Almirante Tamandaré e Armando Luiz Arrosi, voltarem a abrir as portas na próxima terça-feira (3/11) e com duas novidades – a primeira é que a estrutura onde funcionam acaba de ser reformada; a segunda, é que o atendimento terá seu horário ampliado das 7h às 18h30 (de segunda a sexta-feira) – antes as portas ficavam abertas das 7h às 17h. 

Atualmente, enquanto a readequação não ficava pronta, o serviço da distribuição de medicamentos essenciais, psicotrópicos e do programa Paraná Sem Dor, bem como de alimentos especiais – estava sendo realizada das 7h às 17h na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Pancera (Rua Guaíra, 1060). Enquanto os serviços municipais de saúde ainda estiverem com dinâmica diferenciada em virtude da pandemia, haverá dispensação de medicamentos básicos e controlados na UBS da Coopagro (Avenida Ministro Cirne Lima, 3215) no horário entre 7h e 13h na primeira quinzena de novembro e das 7h às 18h30 a partir de 16 de novembro.

A diretora da Assistência Farmacêutica, Adriane Monteiro Santana, destaca que um rígido protocolo sanitário será adotado para prevenir ao máximo a disseminação do novo coronavírus na estrutura da Farmácia Escola/Farmácia de Manipulação. “Serão tomados todos os cuidados necessários, a começar pelo uso obrigatório da máscara por todos, a ampla disponibilização de álcool em gel, organização das cadeiras e filas de espera com distanciamento entre as pessoas e todos os servidores usando os EPIs [equipamentos de proteção individual] necessários”, relata.