Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Com assistência técnica da Biolabore família empreende com cervejaria artesanal no Oeste

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Empreendimento recebeu registro do Mapa esta semana e poderá ampliar atividade

Produzir, agro transformar, comercializar. Isso tudo, com registro, amparado pela legislação sanitária e com a devida documentação. Quem quer ter todas essas garantias precisa ficar atento para as adequações necessárias. Foi isso que fez Silmar Junges, em Missal. Esta semana foi expedido o registro de estabelecimento e de produto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para a cervejaria artesanal da família.

Todo o processo de adequação às normas sanitárias e encaminhamento da documentação contou com a assessoria da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), contratada pela Itaipu Binacional para prestar assistência por intermédio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável.

 A tecnóloga em alimentos da Biolabore, Débora Guerino Boico, observa que, obter a documentação da agroindústria possibilita avanços e confere status de profissionalização ao empreendimento. “É uma forma de agregar valor ao produto, expandir o comércio e ampliar a renda”, frisa. Além disso, todo o setor agroindustrial fica fortalecido e, por consequência, gera mais dividendos ao próprio município.

Assistência

A Biolabore conta com equipe especializada em projetos no setor agrícola e auxilia os produtores desde o cultivo, até a agro transformação. “O pequeno produtor necessita de diversas adequações para cumprir com o que é exigido e nós conseguimos prestar este auxílio”, destaca.

Silmar Junges se mostrou muito feliz com a obtenção do registro junto ao Mapa, que possibilitará ampliar o comércio e exercer a atividade com segurança e respaldo legal.

Novos empreendimentos

Outros empreendimentos também já encaminharam os processos de regularização e registro e estão em análise. Um dos exemplos é de uma vinícola em Santa Helena, no distrito de Moreninha, a qual deve ter a liberação em breve.

Fonte: Assessoria

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real