Proteção Animal de Toledo faz o resgate de uma onça parda, com o apoio do IAT de Toledo, Zoológico de Cascavel e UFPR de Palotina
Na tarde de quinta-feira (31/07), o Corpo de Bombeiros de Toledo foi acionado para o resgate de uma onça parda numa propriedade rural da região. De acordo com Luiz Henrique Fiorucci, chefe regional do IAT (Instituto Água e Terra), a propriedade está localizada no município de Formosa do Oeste.
O Corpo de Bombeiros de Toledo, que atendeu ao chamado, acionou o Serviço de Proteção Animal da Secretaria do Meio Ambiente de Toledo, que juntamente com o IAT de Toledo, Zoológico de Cascavel e UFPR de Palotina conseguiu chegar ao local.
O anim, uma onça-parda (Puma concolor) fêmea, jovem e com aproximadamente 22 quilos, estava na copa de uma árvore, ao lado de um aviário da propriedade. Após averiguar a situação, as equipes decidiram que a melhor opção era sedar o animal. Para isso foi utilizado um tranquilizante e, após a onça sedada, ela foi retirada da copa da árvore pela equipe do Serviço de Proteção Animal.

Posteriormente foram feitos todos os exames que demonstraram que a onça estava em ótimo estado de saúde.
Após avaliação, os técnicos concluíram que a alternativa mais segura seria sedar o animal para possibilitar sua remoção e soltura em uma área de mata preservada, distante de zonas urbanas. A felina passou por exames clínicos, coleta de sangue e aplicação de microchip para identificação e monitoramento. Somente após todo o processo o animal foi reintegrado à natureza.
Com informações do IAT e da Prefeitura de Toledo.