Por Fernando Braga
Na manhã desta sexta-feira (27), em prosseguimento às investigações realizadas para combater as ações de criminosos na cidade, policiais civis da 20ª Subdivisão Policial de Toledo, realizaram a prisão de quatro pessoas envolvidas em roubos de equipamentos e ferramentas.
As investigações tiveram início em setembro de 2022, quando um inquérito foi instaurado para apurar furtos e roubos impróprios ocorridos em duas empresas localizadas na Rua Carlos Sbaraini, na altura do Bairro São Francisco, próximas do trevo em obras, na saída para São Pedro do Iguaçu. Delas foram levadas diversas ferramentas. Vale ressaltar que furto se dá quando a vítima não está presente durante a ação criminosa e roubo impróprio é quando o crime é realizado sem emprego de armas ou violência para coagir a vítima.
Nas imediações de onde os crimes foram praticados, os policiais encontraram um veículo abandonado. Após diligências, o proprietário foi identificado, e a partir daí foi possível identificar também os demais membros da quadrilha.
Até o momento, quatro pessoas foram presas, três em Toledo e uma no estado de São Paulo. Também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Os criminosos tinham conhecimento na área de metalurgia e com isso conseguiam promover arrombamentos utilizando equipamentos pesados.
Durante as buscas, foram encontrados vários objetos, que pelas condições de armazenamento e características, podem ser provenientes de outros crimes patrimoniais ainda não investigados.
A esquipe da 20ª SDP salienta que as diligências ainda continuam para identificação de novas vítimas, já que muitos objetos foram encontrados sob posse dos investigados. Parte do material furtado era composto por ferramentas que chegaram a ser revendidas pela quadrilha. Agora, a Polícia Civil trabalha também para identificar as pessoas que as compraram. Elas responderão pelo crime de receptação.
Outra parte dos objetos foi apreendida e está à disposição na delegacia para eventual reconhecimento por parte das vítimas. Em sua maioria, trata-se de materiais ligados a construção civil.
Veja a seguir, o vídeo que mostra o momento da prisão de alguns dos envolvidos:




