Por Marcos Antonio Santos
Mário César Costenaro, do partido Republicanos (10), foi eleito novo prefeito do município de Toledo neste domingo, 6, com 35.189 votos, o que representa 46,03% dos votos válidos. Aos 60 anos, natural de Marumbi, no norte do Paraná, é casado com Maria Regina e pai de dois filhos, Luís Gustavo e Amanda. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na área desde 1986. Costenaro também possui especialização em Administração Empresarial pela Unioeste e em Gestão da Construção pela mesma instituição. Residente em Toledo desde 1987, em 2024 decidiu se dedicar à política, após uma longa trajetória de envolvimento em organizações como ACIT, Caciopar, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo, POD-Oeste e como conselheiro fiscal do Sinduscon-Oeste.
Em abril de 2024, em entrevista à Gazeta de Toledo, Costenaro declarou: “Sempre me posicionei de maneira mais liberal e à direita dentro das associações e representações em que estive envolvido. Essa visão alinhada à direita, juntamente com o apoio de partidos como Republicanos, Progressistas, PSDB-Cidadania, AGIR, PRD e as Associações da Direita, possibilitou uma articulação significativa para minha candidatura. A decisão de ingressar na corrida eleitoral foi resultado de uma reflexão profunda e da convicção de que não poderia me abster desse processo. Como participante ativo de várias entidades, frequentemente desejo uma aceleração nas políticas públicas, e agora sinto que tenho a missão de buscar essa mudança de maneira diferenciada. Embora evite criar expectativas irreais, meu desejo é implementar uma abordagem mais integrada, reunindo as diversas capacidades presentes em nossa cidade, como é o caso de Toledo. Sinto uma grande responsabilidade representando a centro-direita e a direita, com uma perspectiva liberal, e essa responsabilidade foi reforçada ao ver outras pessoas compartilhando os mesmos propósitos no projeto.”
VITÓRIA – Após uma apuração acirrada, com uma diferença de 621 votos, Costenaro afirmou que o resultado demonstra a força de sua coligação. “Obrigado, Toledo, é o que eu tenho a dizer. Minha gratidão vai ao povo de Toledo, a todos que participaram deste processo, independentemente da escolha. Trabalharemos por toda Toledo, para todas as pessoas. A eleição foi muito disputada, mas o nosso trabalho, junto com toda essa equipe, tem o propósito de transformar Toledo. Foi bem recebido pela comunidade. Toledo vence de qualquer maneira, em qualquer processo, porque estamos crescendo e queremos uma cidade cada vez melhor, onde o desenvolvimento chegue a todos os bairros e distritos. Toledo, sempre. Gratidão a Toledo”.
Costenaro comenta que preza pelo bem comum: “Será uma honra, mas sei da responsabilidade que temos nas mãos e da determinação necessária para avançar em vários aspectos, sempre focado no respeito às pessoas e em proporcionar uma melhor qualidade de vida. Sabemos da complexidade de todo esse processo, mas estamos aqui para isso, para que esse propósito se consolide e possamos continuar avançando. Sinto que estou caminhando para uma nova experiência, que tenho certeza marcará a construção de um legado, sempre focado no bem comum e no respeito às pessoas. Nossas ações precisam acompanhar nossos discursos, e prezo muito por essa determinação e transparência. É uma nova história que começa”, relata Mário Costenaro.
Segundo Dilceu Sperafico (Progressistas), na festa da vitória, Costenaro terá todo o seu apoio. “Essa vitória não é fruto de uma única pessoa, é fruto de cada um de vocês que estão aqui e também daqueles que não puderam estar presentes. Por isso, nossa gratidão, muito obrigado. Eu, como deputado federal, assumo o compromisso com nosso amigo Costenaro e com o vice, Lucio de Marchi, para que Toledo possa crescer ainda mais”.
Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE):
– Mário Costenaro (Republicanos): 35.189 votos (46,03% dos votos válidos)
– Beto Lunitti (PSD): 34.568 votos (45,22% dos votos válidos)
– Profª Nelsi Welter (PT): 6.694 votos (8,76% dos votos válidos)
A eleição em Toledo teve 81.443 votos totais, o que inclui 2.346 votos brancos (2,88% dos votos totais) e 2.646 votos nulos (3,25%). A abstenção foi de 25.668 eleitores, 23,96% do total de aptos a votar nas eleições de 2024 na cidade.
Você precisa fazer login para comentar.