Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Colheita da safrinha se aproxima do fim no Brasil; Paraná se destaca

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: divulgação

A colheita do milho de segunda safra 2024/25 entrou na reta final no Brasil e alcançava 98,3% da área plantada até 7 de setembro, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O resultado está um pouco atrasado em relação ao mesmo período do ano passado, quando os trabalhos já haviam sido concluídos, mas segue à frente da média dos últimos cinco anos.

No Paraná, segundo maior produtor nacional, a colheita avançava sobre 96% da área cultivada até o dia 8, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral). A produtividade ficou, em geral, dentro ou acima do esperado, embora lavouras afetadas por geadas e plantio tardio tenham registrado desempenho abaixo da média. Entre os talhões ainda em campo, 44% estavam em boas condições, 33% em situação intermediária e 23% em condição ruim.

O avanço da safrinha ocorre em paralelo ao início do plantio da safra de verão 2025/26. No Paraná, 24% da área prevista já foi semeada, aproveitando a umidade do solo após as chuvas recentes. Já a colheita do trigo no Estado alcançou 12% da área, com a maioria das lavouras em boa condição, embora regiões atingidas por geadas indiquem perdas localizadas.

No cenário nacional, a Conab informou que Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul também estão finalizando os trabalhos de colheita do milho. Mato Grosso, principal produtor do cereal, já encerrou os trabalhos. A colheita do algodão, por sua vez, soma 86,9% da área nacional, enquanto o trigo tem 11,1% da área colhida, com destaque novamente para o Paraná, único Estado a iniciar os trabalhos de campo.

Fonte: Pensar Agro

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real