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Colégio La Salle promove a II Mostra Científica e Tecnológica

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Nesta semana, a comunidade Lassalista prestigiou a segunda edição da CITEC – Mostra Científica e tecnológica do Colégio La Salle. Muita inovação, criatividade e tecnologia sustentável predominaram os trabalhos apresentados pelos estudantes do Ensino Fundamental, séries finais e Ensino Médio.
O desafio proposto aos estudantes foi conectar conhecimentos curriculares a soluções inovadoras, com potencial empreendedor e sustentável, tendo como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A natureza da Ciência é interdisciplinar e na CITEC, não foi diferente. Para o Ensino Fundamental os conhecimentos de Geografia, Ciências e Matemática estiveram presentes, enquanto no Ensino Médio a interdisciplinaridade envolveu os conhecimentos de Química, Física, Biologia e Matemática.

A coordenadora do Ensino Fundamental, séries finais, Cintia Silvia Carvalho conta que a Mostra é o resultado de trabalhos que tiveram início em sala de aula. “Os estudantes apresentam os trabalhos e projetos que desenvolveram no decorrer de semanas, em sala de aula, com os professores. É uma prática interdisciplinar e buscamos trabalhar a criatividade e a inovação, onde os estudantes foram orientados a pesquisar e criar soluções a problemas concretos”.

Uma das experiências apresentadas foi a Casa Parcialmente Sustentável, desenvolvida pelos estudantes Ensino Fundamental, 6º ano C, Enzo Brand Mani, Miguel Henrique Reolon, Nicolas Giulian Ostroski Weber, Bruno Garbi Pereira Sobrinho e Eduardo de Lacerda Fabris. Eles contam que o objetivo do experimento era propor uma solução que reduzisse custo ao consumidor, mas também o impacto ambiental. “Essa casa utiliza placas de energia solar que serve para gerar energia elétrica, o suficiente para ligar uma geladeira, uma rede Wi-Fi, um microondas e vários outros eletrodomésticos”, explicam os estudantes.

Desenvolvimento Sustentável também foi a pesquisa das alunas do 7º ano A: Júlia Januário Riva, Antonella Ansolin Sabadin, Valentina Pedralli, Rafaela Bombardelli, Manuela Amaral Beal, ao desenvolverem o Projeto: Solução mais sustentável para geração de energia em automóveis.

Elas contam como nasceu o Projeto. “A gente teve essa ideia porque não é o carro em si apenas, mas é a energia solar. Nosso objetivo era mostrar melhor como funciona um carro elétrico e, também, as suas possibilidades, como o armazenamento de energia, para você usar para outras coisas como carregar celulares, computadores, entre outros”.

As estudantes revelam que contaram com uma ajuda extra. “Para desenvolver esse projeto, contamos com o auxílio do Biopark. Foi muito complicado encaixar cada peça, mas foi muito divertido também! Aprendemos muitas coisas e trouxemos para a Mostra um protótipo do carro elétrico do futuro, que possivelmente, terá a mesma tecnologia que usamos no nosso protótipo”.

O espírito empreendedor esteve presente. “O custo do carro elétrico é ainda muito elevado, mas há modelos mais baratos e, na medida, que se tornarem mais populares, certamente o custo reduzirá. É preciso entender que os carros convencionais são responsáveis por 72,6% da emissão de gases do efeito estufa, então substituí-los reduziria este impacto ambiental. No Brasil já temos projetos de ônibus com teto solar, isso qualifica o transporte e ajuda o ambiente”.

Os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio Carla Pavan, João Haas, Matheus Barros, Marcelo Klimaczewski e Samuel Pontes também inovaram e trouxeram para a Mostra o Projeto: Reciclagem de plástico para a produção de filamento. Para desenvolver o experimento eles utilizaram sacolas plásticas, moedor de carne, Arduino Termistor, cartuchos, aquecedor, resistor e fios. “Nosso objetivo era a reciclagem dos plásticos das sacolas, por meio de filamentos, para a reutilização em uma impressora 3D ou outros equipamentos”, detalham.

Eles explicam como desenvolveram o Projeto. “Pegamos um moedor de carne para usá-lo como um eixo sem fim, fizemos um bico onde seria aquecido o plástico. Depois usamos os componentes presentes em uma impressora 3D para o aquecimento e monitoramento da temperatura por meio de um Arduino. Concluímos que a ideia é possível, porém, para que seja viável, necessita de modificações e de novas peças para que o produto seja de maior qualidade e reutilizável”, concluíram os estudantes.

O Projeto Eco Ticket das alunas da 1ª série do Ensino Médio: Julia Lopes Soares, Manuella Luiza Escher Romero, Ana Clara Campagnolo, Isabela Luiza Possidonio, Laura Vitória Adams, também se preocupou com a diminuição do plástico no meio ambiente e com a reutilização de papéis que seriam descartados. “Nossa ideia foi fundamentada através de observações sobre consumo e descarte de papel, analisamos que já exista o papel semente, assim, tivemos a ideia da criação de uma etiqueta com esse papel, assim, iniciamos a produção com papéis usados, água, fertilizante e as sementes de pimenta, deixamos secar e demos forma ao projeto. Concluímos que é possível criar um projeto sustentável que ajude o meio ambiente e que, seja acessível, assim, reutilizando papéis que seriam descartados”.

O Biodiesel e sua aplicação sustentável foi o Projeto dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio: Isabela Orso, Pedro Ilson, Luana Knorst, Murilo Dietrich, Thainá Molinari e Henrique Bosi. “Nosso projeto está alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável por emitir menos carbono na atmosfera, não ser tóxico, ser livre de compostos sulfurados e aromáticos e não conter poluentes agressivos como o enxofre. Além de ser uma solução para o reaproveitamento do óleo de cozinha, uma vez que, é um dos maiores poluentes no Brasil”, defendem os estudantes.

Eles explicam que a intenção do Projeto era provocar uma reflexão sobre o tema. “O grupo pretendia provocar o entendimento de quem estava visitando a Mostra de que o biodiesel é uma alternativa para a diminuição de CO2 na atmosfera. O biodiesel foi produzido no laboratório do Colégio La Salle Toledo, contando com o auxílio do professor de química Alisson Fraporti e os materiais utilizados foram: óleo de cozinha reutilizado, soda cáustica e metanol. Concluímos que o biodiesel não é uma substituição viável ainda, mas caso venha a faltar os combustíveis fósseis ele substituiria de modo eficiente”, avaliam.

A qualidade dos trabalhos é elogiada pela Coordenadora do Ensino Fundamental, séries finais, Cintia Carvalho. “Eles sempre superam as nossas expectativas e hoje não foi diferente. Eles além de trazerem ideias inovadoras, se empenharam em pesquisar, testar, construir maquetes…superaram as nossas expectativas, os trabalhos estão realmente excelentes”.

Avaliação é compartilhada pela coordenadora do Ensino Médio, Josiane Protti. “Todos os anos os estudantes dão um show nestes trabalhos, demonstrando muito engajamento e pesquisa, com a colaboração de todos: professores, equipe pedagógica e os estudantes. E também, as famílias que tem um papel fundamental em casa, na orientação e suporte. Inclusive, algumas famílias colocam a mão na massa com os seus filhos. E é um trabalho em conjunto com a escola, esta é uma parceria importante”, finaliza.

Fonte: Assessoria

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