Colégio Vicentino Incomar 76 anos de uma história em Toledo. Foto: Mauro Bianchi

Por Marcos Antonio Santos

Uma noite marcante para ficar na história dos 76 anos do Colégio Vicentino Incomar, de Toledo. Nessa terça-feira, 19, foi realizada a solenidade de inauguração do novo Auditório Vicentino, uma obra moderna e arrojada que anuncia um novo tempo de modernidade para a Instituição de Ensino. Com uma área total de 1.535,58m², o espaço tem capacidade para acomodar até 500 pessoas.

O auditório foi projetado para oferecer uma experiência única, com:

• Sistema de som e acústica de última geração.

• Iluminação ajustável para diversos tipos de eventos.

• Confortáveis cadeiras.

• Acessibilidade total, incluindo elevador e espaço para pessoas com mobilidade reduzida.

• Sistema de climatização moderno e sustentável.

ESTRUTURA

O novo prédio do Colégio Incomar foi cuidadosamente planejado para atender às diversas necessidades da comunidade escolar. Na parte superior, encontra-se o auditório, um espaço moderno e funcional, equipado com banheiros, palco, camarim e salas de suporte. Já na parte inferior, há dois ambientes principais: um amplo salão de festas com playground e área gourmet, e uma grande sala multiuso que pode ser dividida em dois espaços para reuniões simultâneas. Tudo foi pensado para oferecer conforto, funcionalidade e qualidade à experiência educacional dos estudantes e famílias.

Esse novo espaço teve sua primeira grande cerimônia na noite dessa terça-feira, quando recebeu cerca de 400 convidados, entre eles representantes da Rede Vicentina de Educação, o prefeito Beto Lunitti, parceiros do colégio, membros da comunidade educativa e a imprensa.

Antes e depois da solenidade oficial de inauguração, a dupla Walmir e Wanderlei encantou os presentes com grandes sucessos nacionais e internacionais. Houve também um espetáculo de dança e uma música composta especialmente para a solenidade, com apresentações feitas pelos alunos do colégio.

HISTÓRICO

Em seu pronunciamento, a Irmã Vera Lúcia Zanella, diretora do Colégio Incomar, destacou o caráter histórico da inauguração do auditório. “Este momento celebra mais de 70 anos de história e conquistas, marcados pelo impacto transformador da educação vicentina no Colégio Incomar. Cada um de nós, de alguma forma, faz parte dessa jornada, contribuindo com memórias e dedicação a essa linda história de educação em Toledo. O prédio do colégio, com suas salas, paredes, corredores, janelas, guarda a lembrança de cada um que já passou por aqui. Algumas dessas estruturas nos antecedem, e outras seguirão contribuindo com memórias e dedicação a essa trajetória. Aqui, podemos compartilhar um espaço ainda mais preparado para a formação de pessoas felizes, plenas de afeto e comprometidas com a construção de um mundo melhor. Que este auditório, este ponto de encontro, seja um palco de sonhos, de celebrações, de cidadania e de expressão artística e religiosa. Um espaço concreto para uma educação inovadora e afetiva”.

GRATIDÃO

“Primeiramente a Deus, que nos guiou e abençoou em cada etapa deste sonho, e em seguida, a cada colaborador que foi um verdadeiro parceiro nessa realização. Não citarei nomes, pois são muitas as pessoas que contribuíram, mas saibam que minha gratidão é imensa e profundamente sincera por cada um de vocês. Hoje, nosso sonho se concretizou exatamente como deveria ser. Obrigada de coração. Obrigada a todos por tudo”, declarou a diretora.

Foto: Mauro Bianchi

PROFESSOR

Representando os colaboradores do Incomar, o professor Inácio Finger, profissional com mais anos de casa, relatou: “Com certeza foram muitos os que passaram por este colégio — professores, professoras, funcionários, pais e estudantes — e ansiavam por este espaço. Todos nós criamos projetos e os executamos ao longo da vida, muitas vezes ajustando-os à realidade do momento. Num colégio como este, não é diferente; mudanças sempre serão necessárias. Hoje, este sonho se tornou realidade: um espaço amplo, bonito e confortável para atender todos os níveis do colégio, do infantil ao ensino médio”.

ALUNA

Para Maria Cecília Lema, representante dos estudantes, o Colégio Incomar sempre busca se renovar e se superar, sem perder os valores e os sentidos tão presentes no ensino da escola. “Há uma constante busca por tornar o colégio cada vez melhor, o que se reflete na sua estrutura física, que sempre se modifica para atender e proporcionar o melhor ambiente possível para o aprendizado do dia a dia escolar ou para eventos e cerimônias. Esse novo espaço demonstra o constante cuidado em melhorar a experiência dos estudantes”.

PAI

Representando os pais, Rodolfo Eduardo Vertuan, pai dos alunos Miguel, Téo, Pietro e Liz, comentou: “O Colégio Incomar é como uma grande família. Para vocês terem uma ideia, quando viemos para Toledo, assim que nosso primeiro filho nasceu, e estávamos longe de nossa família, quem ficou conosco no hospital foram as irmãs e professoras do colégio. Foi num palco como este que vi meu filho recebendo seu primeiro certificado de colação de grau na infância, se apresentando pela primeira vez, cantando uma música. E também no ano passado, quando, por meio da adoção, recebemos três crianças e nos sentimos acolhidos pela família Incomar. Nossa relação é de muita gratidão e felicidade. Em janeiro, completaremos 15 anos de vínculo com o colégio, que nos enche de orgulho e alegria por fazer parte de nossas vidas”.

BÊNÇÃO

Antes do descerramento do quadro que simboliza a nova estrutura do Incomar, do brinde e do coquetel servido, o bispo da diocese de Toledo, Dom João Carlos Seneme, abençoou o espaço. “A missão deste colégio é educar e evangelizar. Esse era o sonho de São Vicente e de Santa Luísa: levar esperança e reeducar, principalmente, crianças abandonadas. Este colégio funciona como um farol, nos guiando na missão de evangelizar e colocar Cristo no centro de nossas vidas. Que este auditório seja um espaço para concretizar os sonhos de Deus e para lutarmos juntos por um mundo melhor, principalmente por meio da educação. Parabéns!” enfatizou o bispo.

https://www.facebook.com/GazetadeToledo/videos/

Fotos: Mauro Bianchi