Esse resultado surpreendente — especialmente em um primeiro ano de participação — mostra que o investimento em ensino de Astronomia e projetos práticos está dando frutos no Colégio e na Academia Donaduzzi
O Colégio e a Academia Donaduzzi, localizados no Biopark, em Toledo – PR, têm mais motivos para celebrar: os alunos conquistaram oito medalhas em sua estreia na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), demonstrando excelência e potencial científico.
Os medalhistas da OBA 2025 foram:
Nicole Hillebrand Coppini – Medalha de Ouro
Angelo Augusto Sulzbacher Brendler – Medalha de Prata
Benhur Ezequiel Wunsch – Medalha de Prata
Daniel Nunes – Medalha de Prata
Miguel Henrique Simionato – Medalha de Prata
Kauã Corneli – Medalha de Bronze
Kauã Gabriel de Souza – Medalha de Bronze
Vicente Duenha Godinho – Medalha de Bronze
O resultado expressivo reforça o compromisso da instituição com a formação científica e a valorização de áreas estratégicas como Astronomia, Ciência e Tecnologia. Ao todo, foram conquistadas:
- 1 medalha de ouro
- 4 medalhas de prata
- 3 medalhas de bronze
Um desempenho acima da média nacional
A OBA distribuiu cerca de 81.153 medalhas entre 1,44 milhão de inscritos em 2024, o que representa uma taxa média nacional de premiação de aproximadamente 5,6%
Considerando que o Colégio e a Academia Donaduzzi estrearam na competição, com aproximadamente 97 alunos inscritos, e já garantiu 8 medalhas, atingimos uma taxa excepcional de 8,2% — ou seja, mais de 45% acima da média nacional.
“Essas conquistas mostram que estamos no caminho certo ao oferecer experiências que conectam os alunos ao universo científico. O sucesso logo no primeiro ano da OBA reforça a importância de mantermos e expandirmos essas iniciativas”, destaca o professor Lucas Silva, responsável pela orientação dos alunos na OBA.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Biopark