Por Marcos Antonio Santos
Toledo e as cidades do NRE participam, nesta segunda, 17, e terça-feira, 18, das consultas públicas promovidas pela Seed-PR sobre a ampliação dos Colégios Cívico-Militares e a adesão ao programa Parceiro da Escola
O município de Toledo e as cidades que integram o Núcleo Regional de Educação (NRE – Toledo) participam, nesta segunda-feira, 17, e nesta terça-feira, 18, das consultas públicas promovidas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). As votações vão ouvir pais, responsáveis e estudantes maiores de 18 anos sobre dois temas: a ampliação dos Colégios Cívico-Militares (CCMs) e a adesão ao programa Parceiro da Escola. As votações nos dois casos ocorrem das 8h às 22h.
Sete escolas da região passam pela consulta sobre a adesão ao programa Parceiro da Escola:
CE Diamante D’Oeste – Diamante D’Oeste
CE Mendes Gonçalves – Guaíra
CE Leonilda Papen – Mercedes
CE Pato Bragado – Pato Bragado
CE São Pedro – São Pedro do Iguaçu
CE Humberto de A. Castelo Branco – Santa Helena
CE Ayrton Senna – Toledo
AYRTON SENNA – O diretor do Colégio Ayrton Senna da Silva, no bairro São Francisco, Antônio Machado, confirma que a comunidade do colégio vota sobre a adesão ao programa. Ele reforça que o processo exige quórum de 50% dos responsáveis, alunos maiores de 18 anos, professores e funcionários. O voto é por família, e a votação ocorre das 8h às 22h. O resultado será divulgado nesta quarta-feira, 19. O diretor revela ainda que a comunidade está dividida sobre o tema, e uma comissão fiscaliza todo o processo.
“O programa Parceiro da Escola foi ofertado pelo governo do Estado para um grupo de escolas. O Ayrton Senna, no ano passado, participou dessa consulta: a comunidade veio, atingiu o quórum e fez a opção. O resultado foi ‘não’. Este ano, eles reofertaram a proposta. O quórum continua sendo o mesmo. E é importante que todos entendam: se não der quórum, o que significa? É preciso ter 50% de todos os pais habilitados a votar. Se 50% deles vierem, significa que deu quórum. Se 50% não vierem, significa que a comunidade não demonstrou tanta preocupação em fazer essa definição e, aí, o próprio governo decide”.

QUEM PODE VOTAR – Podem votar os pais dos alunos menores de 18 anos e os alunos que têm 18 anos ou mais, além dos professores e funcionários — “todos que fazem parte da comunidade escolar. Quem é o pai ou mãe responsável? É quem fez a matrícula. Por exemplo: ‘Eu sou o pai, mas foi a minha esposa quem fez a matrícula’. Então, é ela quem deve vir votar. É um voto por família”.
Para o diretor, é uma oportunidade democrática. “Nós temos a comissão de organização, formada pela escola e pelo Núcleo Regional de Educação. Tudo é fiscalizado. Tem urna, comissão designada, tudo acompanhado pelo Núcleo — exatamente como acontece em uma eleição”.
OPINIÕES – Sobre a divisão de opiniões, Machado afirma que se percebe que há pessoas a favor e outras contra. “Na semana passada houve algumas manifestações contrárias ao programa. No ano passado também tivemos manifestações. Este ano está bem dividido: temos pessoas da comunidade fazendo divulgação pelo ‘sim’ e outras pelo ‘não’, assim como membros da comunidade escolar e os próprios pais. As redes sociais ficaram bem agitadas com esse assunto”.
RESULTADO – Quanto ao resultado, o professor explica: “Temos orientação para que a apuração seja feita amanhã à noite, após as 22h. Então, na quarta-feira de manhã, já teremos o resultado. Pode me ligar que eu passo as informações — ou até na própria noite de terça-feira”.
O NRE de Toledo conta com três unidades que já implantaram o modelo em 2025:
Colégio Estadual Mal. Gaspar Dutra – Nova Santa Rosa
Colégio Estadual Ouro Verde – Ouro Verde do Oeste
Colégio Estadual Jardim Europa – Toledo

CÍVICO-MILITARES – Atualmente, o NRE de Toledo conta com 11 Colégios Cívico-Militares, distribuídos entre os municípios de Guaíra (2), Marechal Cândido Rondon (2), Palotina (1), Santa Helena (1) e Toledo (5) — sendo eles:
CCM Antônio José Reis, CCM Jardim Maracanã, CCM Novo Horizonte, CCM Luiz A. Morais Rego e CCM João Arnaldo Ritt.
Na nova consulta, foi indicada a participação do Colégio Estadual do Campo Novo Sarandi, localizado no distrito de Novo Sarandi, em Toledo, que poderá integrar o modelo cívico-militar a partir do ano letivo de 2026.
Cada colégio é responsável por divulgar previamente os horários, locais e procedimentos da votação, de modo a assegurar ampla comunicação e participação da comunidade escolar. A apuração será acompanhada pelas equipes dos Núcleos Regionais de Educação, incluindo o de Toledo, garantindo transparência e legitimidade ao processo.





