O Município de Toledo esclarece que conforme o decreto º 772, de 4 de abril de 2020, continuam suspensas até o dia 19 de abril de 2020, as atividades de academias de ginástica, musculação e congêneres, ressalvada a concessão de medida liminar a um estabelecimento.

Em virtude dessa decisão judicial, os integrantes do COE – Centro de Operações de Emergência se reuniram, na quarta-feira (8), para deliberar sobre a abertura de todos os estabelecimentos do segmento das atividades de academia, musculação e congêneres. O COE decidiu que os estabelecimentos devem permanecer fechados, haja vista o alto risco de transmissão do novo coronavirus em tais ambientes, os quais decorrem do aumento da frequência respiratória e do ato reflexo de respirar pela boca, que proativa de exercícios costuma ocasionar e com maior possibilidade da eliminação de vírus no ambiente, mesmo por pessoas aparentemente saudáveis.

Os atuais conhecimentos científicos mostram um elevado percentual de pessoas como sendo portadoras assintomáticas, com ausência de sintomas da COVID-19 mas com alto potencial de contágio direto para outras pessoas e de contágio indireto em equipamentos e instalações de tais ambientes, nos quais a limpeza de suas instalações é complexa, pela multiplicidade de aparelhos e pelo tempo de permanência do vírus em suspensão e em superfícies.

Dessa forma, o Município de Toledo, pautado em trabalho técnico do COE, informa que irá recorrer da decisão judicial, objetivando o fechamento do estabelecimento que foi autorizado a abrir com base em uma liminar. Mais informações podem ser obtidas no site oficial https://www.toledo.pr.gov.br/ ou pelo telefone 3055-8814.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo