A Coamo Agroindustrial Cooperativa, por meio de seu terminal no Porto de Paranaguá, está participando de um momento histórico, com o carregamento de farelo de soja em um graneleiro de 292 metros de comprimento e 45 de boca (largura, o maior já recebido no complexo até hoje. O navio Pacific South sairá do Porto de Paranaguá com 103 mil toneladas de farelo de soja, sendo que a maior parte, cerca de 84 mil toneladas, sairão da Coamo.
De acordo com Edenilson Carlos de Oliveira, diretor de Logística e Operações da Coamo, o momento, também, é histórico para a cooperativa que vem aumentando o volume de exportação. “Para atender esse carregamento houve um grande esforço evolvendo as três indústrias de esmagamento de soja – Campo Mourão, Dourados e Paranaguá –, e a equipe de logística da cooperativa para transportar o farelo até o Porto”, salienta.
De bandeira das Ilhas Marshall, o navio Pacif South veio do porto de Xangai, na China, e atracou no Porto de Paranaguá final da tarde de segunda-feira (08). Segundo a empresa responsável pela operação, o carregamento deve levar cerca de cinco dias, se as condições do tempo ajudarem e não houver paralisações por chuva ou umidade excessiva. O farelo irá para o porto de Amsterdã, na Holanda.
O volume de 103 mil toneladas – suficiente para carregar 3.400 caminhões – supera, em 13 mil toneladas, o recorde anterior registrado há pouco mais de um ano. Em 27 de maio de 2019, o navio chinês Lan Hua Hai, de 254 metros, carregou 90 mil toneladas de farelo de soja. Desta vez, a embarcação é 38 metros maior. Em média, os navios graneleiros recebidos no Porto de Paranaguá medem entre 199 e 229 metros de comprimento. Esses, em geral, costuma receber pouco mais de 60 mil toneladas de carga (soja, milho ou farelo).
O Corredor de Exportação é formado por nove terminais privados, entre eles a Coamo. Além de dois terminais públicos: um silo vertical, com capacidade estática de cem mil toneladas, e um silo horizontal, com capacidade total de 60 mil toneladas.
Fonte: Coamo