Há 25 anos, a Coamo implantou o Programa de Qualidade 5S para a prática de todos os funcionários e para este período de abril/2021 a março 2022 irá promover uma série de ações para comemorar e resgatar os princípios deste excelente programa de gestão de qualidade desenvolvido no Japão.  

O 5S tem o objetivo de promover práticas sustentáveis por meio de hábitos e valores culturais mais eficientes, que possam gerar impactos nos ambientes profissional, pessoal e social.  

O conceito de 5S possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa.  

SENSOS – Na língua portuguesa foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa: 

1º S – SEIRI – Senso de Utilização: consiste em utilizar corretamente os recursos, tendo só o necessário e na quantidade certa. Descartar corretamente o que não for mais útil. 

2º S – SEITON – Senso de Ordenação: definir um lugar para cada coisa e manter cada coisa em seu lugar. 

3º S – SEISO – Senso de Limpeza:  manter os ambientes limpos, eliminando as fontes de sujeira. Aplicado também no contexto das relações pessoais, eliminando os sentimentos, hábitos e atitudes que possam impactar negativamente em nossos relacionamentos dentro e fora da empresa. 

4º S – SEIKETSU – Senso de Saúde e Segurança: padronizar processos, identificar e eliminar riscos de modo a reduzir acidentes e promover melhores condições de saúde e segurança para todos. 

5º S – SHITSUKE – Senso de Autodisciplina:  fazer da prática do 5S um hábito, para manter os ambientes e relações estáveis, em busca da melhoria contínua. 

HISTÓRIA NA COAMO – O Programa 5S é a base dos programas de Qualidade e na Coamo foi lançado em 1996 tendo sido fundamental para que já nos anos seguintes a cooperativa conquistasse importantes certificações na área de Qualidade. 

DIRETORIA – O Programa de Qualidade 5S da Coamo é reconhecido, valorizado e apoiado pela Diretoria da cooperativa que tem incentivado ao longo desses 25 anos sua prática intensa e comemorado bons resultados com a participação ativa dos funcionários. 

Na manhã desta segunda-feira, será divulgada aos funcionários de todas as empresas do grupo Coamo, uma mensagem em vídeo, do presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, destacando a importância do programa e conclamando a todos para participar intensamente das atividades ao longo desses próximos meses.  

RECONHECIMENTO – “O Programa 5S na Coamo é muito importante e se constitui em ferramenta para promoção de melhores resultados de qualidade, produtividade, segurança e de relações, não apenas no contexto organizacional, como também em nossa vida pessoal e na sociedade, quando aplicamos a filosofia e as práticas do 5S fora do ambiente da nossa empresa. Reconhecemos e parabenizamos a equipe de Facilitadores do 5S – os atuais e todos àqueles que participaram ao longo desses 25 anos, – que com muito empenho e dedicação, coordenam as ações do cronograma, orientando e engajando nossos funcionários na prática dos sensos”, comemora Galinari. 

AÇÕES – Segundo a Coordenação do Programa de Qualidade 5S da Coamo, durante as comemorações dos seus 25 anos na cooperativa, haverá diversas ações como o resgate do conceito de cada senso, seus benefícios e dicas para praticar no ambiente de trabalho e em casa, além de boas práticas do 5S e campanhas com histórias e bons exemplos conquistados ao longo desses anos todos. 

FIQUE LIGADO, VAMOS COMEMORAR JUNTOS OS 25 ANOS DO NOSSO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S. 

 Fonte: Coamo