Quarenta e sete funcionários da Coamo e da Credicoamo concluíram dia 4 de dezembro o curso de Pós-graduação em Gestão Estratégica do Agronegócio, no ano do inesquecível jubileu de ouro da Coamo Agroindustrial Cooperativa. No formato virtual, a cerimônia contou com o prestigiamento da diretoria da Coamo e Credicoamo, gerentes, assessores, professores da PUC, representante do Secoop e dos nossos colegas formandos da 4ª Turma desta Pós-Graduação que vem fazendo a diferença no ambiente corporativo desde a sua primeira edição. 

CONTEÚDO – A formatura reuniu 47 funcionários, sendo resultado de parceria com a Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica – PUC/PR e do Serviço Social do Cooperativismo (Sescoop). A carga horária foi de 380 horas em 22 módulos com 4 eixos: gestão comercial, gestão de operações, gestão financeira e gestão de pessoas e foco em diversos temas. 

Antecedendo a cerimônia, os formandos em grupos apresentaram com muita qualidade e sinergia, seus respectivos de projetos de melhorias, com estudos e propostas que poderão gerar otimização e melhoria nos processos e serviços prestados aos cooperados. 

Na cerimônia, os formandos receberam seus certificados nos seus entrepostos das mãos dos gestores ou encarregados, especialmente convidados para o ato. No cerificado, via QR Code os formandos assistiram uma mensagem de vídeo gravada pela Diretoria da Coamo.  

PESSOAS – O formando Kleber de Prince, gerente da Coamo em Cruzmaltina foi o orador da turma e no seu discurso destacou o período de inovação e as mudanças que estão ocorrendo na cooperativa com a governança corporativa. 

“Vivemos na Coamo e na Credicoamo um período fértil com a modernização na sua maneira de conduzir e com foco em todos os segmentos. Mas claro, sem perder a sua essência, suas raízes, seus valores. Esta mudança está acontecendo graças a pessoas, porque a cooperativa é feita de pessoas, da inteligência de pessoas e nenhum líder chega ao pódio e é campeão sozinho, sem a ajuda, o apoio, o suor e a inspiração de liderados, de um time. 

Formamos um time de pessoas na Coamo e Credicoamo cheios de talento e capacidade para inovar e empreender. Um time com comprometimento, conhecimento e vontade de fazer acontecer, que coloca a nossa Coamo em um patamar elevado, diferenciado na prática de gestão e conquista da excelência, de resultados. Fazemos parte deste time para a perenidade, o futuro e o sucesso da cooperativa. Afinal, como está no nosso feliz slogan dos 50 anos: “A vida é a gente que transforma, não é mesmo?”.

Agradecemos o apoio e o incentivo motivado pelos discursos, mas principalmente pelos exemplos diários da nossa diretoria. Já dizia o filósofo que “as palavras convencem, mas são os exemplos que arrastam”. Agradecemos a equipe da PUC (Professores e coordenadores), ao Sescoop e a todos os colegas profissionais da Coamo que, indireta ou diretamente, colaboraram do início até este momento maravilhoso”.

SESCOOP / PUC – Os representantes do Sescoop e da PUC deixaram suas mensagens de felicitações aos formandos e agradecimentos a Coamo pela parceria. 

Para Fernando Mendes, analista Técnico do Sescoop, “a qualidade nas apresentações dos projetos de inovação foi algo muito positivo. Agradecemos a participação dos alunos e parabenizamos os 50 anos da Coamo. É uma honra para o Sescoop participar de um projeto vencedor como este da Coamo.” 

“Vivenciamos e testemunhamos pessoas motivadas e comprometidas que respiram a Coamo com DNA e excelência nos trabalhos de melhorias. Lembro que essa filosofia está em todos os funcionários e cito um exemplo. Quando vinha ministrar cursos na Coamo eu recebia no trajeto entre Maringá e Campo Mourão uma verdadeira aula do Ernesto (Motorista da Coamo e funcionários há mais de 30 anos). Ele conhece como poucos a história e o que é a Coamo, daí quando eu chegava o pessoal ficava surpreso pelo conhecimento que eu tinha da Coamo”, relatou o professor Bruno Rocha, da PUC-PR.

PROGRAMA DE INOVAÇÃO – Airton Galinari, presidente executivo da Coamo na sua mensagem aos formandos destacou a visão da cooperativa com a inovação constante. “O nosso sentimento é de gratidão e parabenização, o currículo do curso foi muito bem escolhido pela equipe da coordenação, tivemos alto nível nas apresentações fruto de pesquisa que resultou na qualidade dos trabalhos de melhorias, que é um verdadeiro programa de inovação com diversidade de temas e possíveis de aplicação. Estamos em uma casa do bem para produzir e interagir. Temos certeza de que vocês não são e não serão mais os mesmos antes desse curso. A Coamo parabeniza vocês formandos e estimula o desenvolvimento e a inovação.”

PREPARAÇÃO DE GENTE – “O caminho é preparar gente para o futuro e estamos em uma nova forma de preparar pessoas para sucessão com a Governança corporativa. A nossa diretoria Executiva vem fazendo um excelente trabalho e vocês fazem parte da Coamo, que registra o melhor ano na sua história dos 50 anos e é uma empresa inovadora, com a certeza de que está no caminho certo, preparando gente e investindo no futuro”, considera o idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo José Aroldo Gallassini.

Fonte: Coamo