“Uma produção nunca vista na nossa região”. A frase do cooperado José Valero, de Tupãssi resume a produção da segunda safra de milho na região Oeste do Paraná. Ele trabalha em parceria com o irmão Sebastião e os dois estão retirando do campo uma boa produtividade, um ânimo a mais depois de passarem por duas frustrações seguidas, no milho em 2021 e na soja 2021/22.
As primeiras áreas colhidas pelos irmãos resultaram em uma produtividade de 370 sacas por alqueire, com talhões chegando a 400 sacas no decorrer da colheita. “Já havíamos colhido perto de 300 sacas por alqueire em safras anteriores. No ano passado, fechamos com uma média de 150 sacas e agora colher acima de 350 de média é motivo para comemorar”, comenta José.
O engenheiro agrônomo Alessandro Rodrigues Carvalho, da Coamo em Tupãssi, revela que as primeiras áreas plantadas na região apresentam um resultado melhor do que as cultivadas posteriormente. “Tínhamos uma expectativa muito boa e foi superada”, frisa. Conforme o agrônomo, as condições climáticas e o manejo dos agricultores que seguiram as recomendações técnicas, foi um diferencial nessa safra. “Os cooperados têm investimento em tecnologias que propiciam altas produtividades. Temos produtividades de 300 sacas e casos que ultrapassam 370 sacas por alqueire.”
Ouça: http://www.coamo.com.br/site/player/11409
Fonte: Coamo