Por Marcos Antonio Santos
Foi realizada na última terça feira, 30, na sede do Clube de Tiro Velho Texas localizado em Toledo uma palestra sobre o Tiro Prático – IPSC (International Practical Shooting Confederation), esporte de tiro em que o Brasil tem uma grande quantidade de atletas do mundo, quando comparado com os demais países. A palestra foi ministrada pelos atiradores e campeões Jeferson Michels e Azor Alves Filho, que falaram entre outros temas sobre armas para treinamentos e competições. Mais de 20 pessoas participaram do evento, entre eles Ricardo Santos, da Associação de Judô Ricardo Santos.
O IPSC é um esporte dinâmico e desafiador, que exige que o esportista execute suas habilidades de tiro com velocidade e precisão utilizando armas com potência ajustadas ao regulamento. Além de o atleta ter que se movimentar muito, a distância e as configurações de cada pista são sempre diferentes.
Jeferson e Azor Alves irão participar no mês de março de uma competição que será realizada no Clube de Tiro Guairacá, em Cascavel.
CACs – O Instrutor de armamento e tiro e proprietário do Clube de Tiro Velho Texas, Fábio Luiz Fath, que participou da palestra, avalia quais são, hoje, os maiores problemas dos CACs (grupo formado por caçadores, atiradores e colecionadores) com o atual governo brasileiro. “As maiores dificuldades com a nova legislação é a quantidade de munições permitidas para cada atleta, assim restringindo os treinamentos dos atletas brasileiros. Acreditamos que com o passar do tempo o atual governo poderá flexibilizar e mudar algumas leis, pois nossa Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP) busca incansavelmente mostrar o interesse dos atletas”.

Segundo Fábio, é preciso ajustar as quantidades de munições conforme o nível do atirador e as formas de qualificação do atleta em cada nível. “Hoje, a forma de qualificar é da frequência de treinamentos e competições por calibre que o atleta possui. Dessa forma é impossível de subir de nível, tendo em vista que alguns calibres existem poucas competições”.
Ele analisa a importância, nesse Brasil, que tem números alarmantes de violência, o cidadão de bem saber atirar e ter porte de arma de fogo. “Tendo em vista que as nossas forças de segurança não têm condições de estar perto de cada cidadão a todo o momento, o cidadão de bem deve ter o direito de fazer a sua própria segurança e de sua família”, afirma Fábio Luiz.
O município de Toledo tem quatro clubes de tiros: Velho Texas, Clube de Tiro Attol (Associação de Tito Esportivo Toledense), Clube de Tiro Indoor e Clube de Tiro Toledo. E são mais de 2 mil pessoas frequentam esses clubes. Fábio Luiz Fath vem trabalhando para trazer uma das categorias do campeonato brasileiro do IPSC para Toledo.
JEFERSON MICHELS – TÍTULOS
2023:
Vice-campeão Brasileiro IPSC Revólver
Vice-campeão Paranaense IPSC Revólver
Campeão Brasileiro CLC revólver
Campeão Brasileiro Desafio do Aço Revólver
Campeão Paranaense Desafio do Aço Carabina manual
AZOR ALVES FILHO – TÍTULOS
Tricampeão Brasileiro Shotgun Modified Senior
Campeão Brasileiro Minirifle Standard Senior.
Tetracampeão Brasileiro Shotgun Modified Equipe.
Tricampeão Brasileiro Minirifle Standard Equipe
Campeão Brasileiro e Paranaense Handgun Light Senior
Campeão Brasileiro e Paranaense Silhueta Metalica. Minirifle Standard e Open.
Vice-campeão Brasileiro e Paranaense TRP e Steel Challenger. Minirifle Standard e Open.