Foto: Imagem de arquivo, feita antes da pandemia.

O Clube de Ciências, projeto desenvolvido pelo Biopark, foi a única iniciativa brasileira a ser finalista do Prêmio Inspiring Solutions, promovido pela IASP – International Association of Science Parks and Areas Of Innovation – rede global de parques científicos e áreas de inovação. 

Em anúncio realizado na quinta-feira (3), a proposta voltada ao ensino de ciências para crianças a partir dos nove anos, foi anunciada como a segunda mais votada. O Clube de Ciências concorria com dez projetos de países como China, Itália, Paquistão, Rússia, Espanha, Suécia, Tailândia e Estados Unidos. Os premiados foram escolhidos por meio de votos dos participantes da conferência virtual da IASP. 

“Ver o Clube de Ciências sendo reconhecido internacionalmente é motivo de grande alegria para nós. Por meio desse projeto buscamos encantar as crianças com a ciência. Entendemos que esse pode ser o primeiro passo para que o Brasil consiga formar e manter seus pesquisadores aqui”, enfatiza o fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi. 

O Clube de Ciências existe há dois anos e foi inspirado no projeto Universo das Ciências, desenvolvido na indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi desde 2014. As aulas permitem o contato com conteúdos nas áreas de física, química, matemática, biologia, tecnologia e robótica, atrelados sempre à cooperação, criatividade, inovação e pesquisa.  

Para a Gerente de Educação do Biopark, Ana Luiza Donaduzzi, é possível que o aprendizado seja divertido. “O Clube de Ciências desmistifica a ideia de que a ciência é algo difícil ou distante. Os alunos que participam dessa iniciativa têm impactos muito positivos durante seu desenvolvimento pessoal e profissional”, explica. 

Sobre o prêmio 

O Inspiring Solutions é um programa de compartilhamento de conhecimento da IASP que premia e divulga práticas em parques científicos e áreas de inovação em todo o mundo. A IASP reúne Parques e iniciativas em todo o mundo, e o Biopark é membro da instituição desde 2019.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Biopark