A paranaense de Toledo Cintya Oliveira, paratleta beneficiada pelo Programa Bolsa Pódio do Governo Federal com apoio da Sferriê – Água Mineral Natural, iniciou nesta semana uma nova fase de preparação visando o Internacional da Irlanda, competição que será disputada no período de 19 a 23 de junho e é a terceira do gênero neste ano.

Faltando ainda 40 dias, o objetivo deste período é ajustar a parte física para depois aprimorar a parte técnica já que o Internacional da Irlanda, assim como foi na Turquia e Dubai, colocará frente a frente as principais paratletas do mundo.

“Hoje olho as competições da Turquia e Dubai e fico feliz por ter passado da fase de grupo em duas competições a nível de mundial e, mais que isso, por aprender e melhorar tecnicamente. Eu vi como preciso evoluir em ralação as paratletas que estão a minha frente e sei que posso chegar lá”, projeta a paratleta.

Para chegar próximo da condição ideal tanto física quanto técnica, Cintya está treinando de 3 a 4 horas diárias no Campus II da Universidade Paranaense. Somado a este trabalho, a paratleta também é acompanhada por equipe multidisciplinar que conta com fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga. “Esse conjunto de profissionais faz com que possamos sincronizar o nosso trabalho de maneira que siga a mesma linha na aplicação dos treinamentos para que não haja uma sobrecarga na paratleta”, explica o treinador Fábio Bento, que também é membro da comissão técnica da seleção brasileira.

CALENDÁRIO

Ainda neste ano, a paranaense vai encarar outras competições importantes como o ParaPan em Lima, no Peru (29/8 a 1º/9), que vale vaga para o Mundial, em Besel, na Suíça. Depois ela ainda terá pela frente dois Internacionais – Dinamarca (15 a 20/10) e Austrália (19 a 24-10). Todas essas competições fazem parte do ciclo paralímpico Japão 2020. 

Fonte:

SrCom-Serviços Jornalísticos

Silmar Ramos de Oliveira