Foto: Divulgação

Com a apresentação de provas que exigiram criatividade, conhecimento, dedicação, espírito de equipe, mobilização, estratégia e até um pouco de fôlego, a Gincana Ecológica Toledo 2022 chegou ao seu ápice neste último domingo (26) no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Foi um mês intenso para as seis equipes que, desde o dia cinco deste mês, não pouparam esforços em prol de atividades voltadas para as questões ambientais do município, sempre com o enfoque na Educação Ambiental. 

As ações foram planejadas pela Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) e foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), Núcleo Regional de Educação (NRE), Itaipu Binacional e Conselho dos Municípios Lindeiros. Contamos ainda com o apoio do Centro Universitário FAG, 7CNC, Secretaria de Cultura, Sanepar, Grupo de Escoteiros Vicentino de Toledo e Rotary Clube Aliança. 

Classificação – A classificação final da Gincana Ecológica ficou assim: Em 1º lugar, a equipe Cientistas do Jardim, do Colégio do Jardim Porto Alegre; em 2º lugar, a equipe Todos Por Todos, do Colégio Castelo Branco (Premem);  o 3º lugar ficou com a equipe EcoLaSalle, do Colégio La Salle; logo em seguida, com o 4º lugar, a Equipe Funet; a Equipe Balburdia Ecológica, do Colégio Novo Horizonte, conquistou a 5ª posição; e a Arara Azul, do CJU Coopagro ficou com a 6ª posição. 

“A participação na Gincana Ecológica demandou bastante esforço dos alunos, pais e coordenadores. Algumas tarefas se mostraram desafiadoras e outras mais fáceis. Os alunos se divertiram e aprenderam ao mesmo tempo, trabalharam em equipe e também precisaram desenvolver habilidades que não tinham, como costura, pintura, dança e canto”, avaliou a coordenadora da equipe vencedora, a professora Dionéia Schauren.

Ela falou das experiências vivenciadas pelos alunos durante a Gincana Ecológica. “Acreditamos que o domingo com as provas surpresas e a entrega das provas foi o melhor momento, aumentou a união da equipe, aproximou os pais dos alunos, pois os mesmos estavam na torcida e isso foi uma experiência diferente que vivenciamos”, conta.

Segundo Dionéia, o momento mais marcante foi do segundo domingo de gincana (12/06) no Parque Frei Eusébio, onde “apesar de termos feito a limpeza da área, não foi possível limpar uma parte do córrego que havia lá no meio e um menino na sua inocência tentava pescar os pequenos peixinhos que ali haviam no meio da sujeira”, relata a professora.

Sobre a sensação de levar o primeiro lugar a “profe” respondeu com modéstia. Indiferente do resultado, a sensação é de objetivo cumprido. Proporcionar um momento de aprendizagem e descontração aos alunos foi muito legal, além de certa forma dar a eles a oportunidade de conhecer em Foz do Iguaçu, lugares que muitos deles não conhecem e talvez não conseguiriam. A sensação de ganhar o primeiro lugar foi maravilhosa, saber que nos superamos e que todo o esforço valeu a pena foi muito bom”, comemorou.

A equipe vencedora fará um passeio até a cidade de Foz do Iguaçu no mês de setembro, no dia da árvore. No roteiro está uma visita técnica à Usina de Itaipu, Refúgio Biológico e Cataratas do Iguaçu.

Foto: Divulgação

O secretário municipal de Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto, também comemorou os resultados obtidos durante o mês. “Nós queríamos trabalhar a Educação Ambiental não formal e engajar a comunidade nas redes sociais da secretaria para dar maior visibilidade ao trabalho que é realizado durante o ano, não apenas durante a programação do Junho Verde. Nesse sentido superamos todas as expectativas. As equipes se dedicaram e apresentaram um resultado surpreendente, apesar de todas as dificuldades que enfrentaram e dos desafios que apresentamos. Por isso todas estão de parabéns. Essa gincana serviu de aprendizado para a equipe. Queremos melhorar o formato, os atrativos e realizar a Gincana Ecológica Toledo 2023 no próximo ano”, frisou o gestor municipal. 

A presidente do Rotary Aliança, Nanci Nogueira Teste, foi uma das sete pessoas do júri que avaliou as provas apresentadas. Ela classificou a Gincana como “maravilhosa” e destacou a importância da conscientização das crianças, seus familiares e comunidade. 

“Em nome do Prefeito Paranhos e do nosso secretário Nei Hamilton Haveroth, quero agradecer o   Município de Toledo por proporcionar esse momento de descontração e ao mesmo tempo de aprendizado para todos que propõem diariamente o cuidado com o Meio Ambiente”, congratulou o jurado Ailton Martins Lima, Diretor de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel.

Resultados – Durante o mês as provas fotográficas envolvendo imagens de recursos hídricos, espaços verdes, áreas de preservação, animais para adoção e belezas de Toledo obtiveram cerca de 12 mil curtidas só no Instagram da SMMA. As equipes proporcionaram o plantio de mais de 60 mudas de árvores nativas. Cinco praças e parques lineares foram limpos em uma ação que resultou no recolhimento de 120 sacos de resíduos. Foram arrecadados 88,250 quilos de lacres de alumínio e 163,141 quilos de tampinhas plásticas, totalizando mais de 250 quilos de resíduos destinados ao Rotary Club comercializar e investir na compra de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, camas leito e muletas. Também foram arrecadados alimentos que serão destinados para as famílias dos catadores de recicláveis da Acatol.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo