Os paranaenses podem verificar pela internet o resultado dos investimentos do Governo do Estado e de financiamentos que viabilizam ações voltadas para o desenvolvimento urbano.

O acesso às informações é feito de forma simples a partir do site do Serviço Social Autônomo (Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas.

Em apenas dois cliques, é possível descobrir, por município, o tipo da obra, valor empregado, empresa responsável pela execução, a data da assinatura do contrato e, o melhor, checar o estágio das obras.

“A proposta do governador Carlos Massa Ratinho Junior é de não deixar ninguém para trás. Pavimentações, Escolas, Postos de Saúde, Praças e tantas outras, são obras que impactam positivamente a vida dos moradores. O acesso via internet aumenta a transparência e ajuda a revelar o quanto essas intervenções são positivas. É importante que o cidadão perceba isso”, diz o secretário de Estado da SEDU, João Carlos Ortega.

As construções do Terminal Rodoviário Intermunicipal de Francisco Beltrão, no valor de R$ 10.413.445,84; da Escola Municipal de Agudos do Sul, no valor de R$ 148.906,33; as obras do Aeroporto de Cascavel; de uma estrada vicinal, em Araucária; de uma unidade Meu Campinho, em Guarapuava; ou de uma praça, em União da Vitória, são exemplos do que os paranaenses podem conferir.

“A possibilidade de a população verificar o andamento das obras e de fiscalizar a aplicação de recursos públicos valoriza o esforço do Governo do Paraná em promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas, nos municípios”, afirma o superintendente-executivo do Paranacidade, Álvaro Cabrini.

Para chegar às informações, basta acessar www.paranacidade.org.br/ e clicar no link “Verifique o Andamento das Obras em seu Município”, à direita da página, para ver a relação dos municípios paranaenses. Então, é só escolher a cidade e verificar as informações. As fotos mostram o estágio em que as obras se encontram.

Em outro link, ainda no site do Paranacidade, é possível saber quais projetos já receberam a autorização para o início dos processos licitatórios. Nesse caso, a relação, por município mostra o tipo do projeto (pavimentação, construções, aquisição de equipamentos, entre outros), a modalidade da licitação e o valor previsto. Há, ainda, um link para o site da Prefeitura que irá executar o projeto, onde estão disponíveis documentos como o Aviso de Licitação, o Edital de Concorrência Pública, entre outros papeis necessários.

Fonte: Agência Estadual de Notícias