Foto: Divulgação/Decom

Quem pedalou pelo Parque Ecológico Diva Paim Barth já notou a mudança. Um antigo pedido dos ciclistas que trafegam pela região, a mudança do traçado da ciclovia, foi atendido pela Prefeitura de Toledo. Anteriormente, em frente ao Horto Florestal, o espaço destinado às ‘bikes‘ passava entre a cerca e calçada, causando conflito entre as bicicletas e pedestres. Os trabalhos foram concluídos na última semana. 

O novo trajeto foi planejado pelo Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans) e executado pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur). Além da nova pista, o local ganhou tachões para maior segurança. Para a professora de educação física e integrante do grupo Fofoletes do Pedal, Josiane Benvenutti, a intervenção era aguardada há bastante tempo. “Algumas pessoas acabavam até colocando cadeiras sobre a ciclovia para seu momento de lazer e isso dificultava para transitar com as bicicletas”.

Josiane ainda lembra que até campanhas de conscientização, organizadas pelos próprios ciclistas, foram realizadas. “Realizamos abordagens para explicar para as pessoas que aquele espaço era para as bicicletas. Apesar de sempre haver o entendimento, gerava um desconforto, tanto para os pedestres quanto para nós. Agora a situação está resolvida e todos poderão aproveitar melhor este espaço que é o principal ponto de encontro dos toledanos”, comentou.

Mais investimentos – Além de trazer mais conforto para os ciclistas, a nova ciclovia já prepara o espaço para o emborrachamento da pista de caminhada, processo que deve ocorrer neste ano. “Com a inclusão de Toledo no calendário das provas de longa distância (ultramaratonas) da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), por meio da Corrida 24h Torao Takada, nossa intenção é fazer investimentos na pista de caminhada”, explica a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa. 

A prova, que neste ano reuniu aproximadamente 2 mil atletas, aquece um novo nicho: o do turismo esportivo. “Quando você organiza um evento deste tamanho, vem o atleta, família e todo um staff. Isso movimenta nossa hotelaria, restaurantes e setor de serviços. As empresas também se movimentam para patrocinar a prova, se tornam parceiros, ganham com a publicidade que gera um grande evento”. 

A aplicação do novo piso atende os atletas, mas também contribui para a saúde de todos que utilizam o local para prática de caminhada ou corrida diariamente. “Esse revestimento corrige imperfeições no atual tipo de piso, além de amortecer e diminuir o impacto. Isso representa menos problemas em articulações, o que acaba resultando também em mais saúde para as pessoas”.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Toledo