Foto: AMOP

Em reunião realizada na AMOP, com a presença de prefeitos, prefeitas, secretários de assistência social, primeiras-damas e a diretoria da nova entidade, ficou definido que a cidade de Toledo receberá a primeira sede da Casa Abrigo Regional, que será construída pelo Consórcio de Assistência Social dos Oeste do Paraná (CIASOP).

Os terrenos que poderão ser utilizados para a construção já foram indicados pela prefeitura de Toledo e aguardam apenas a liberação burocrática dos recursos para o início das obras. O projeto da obra já está em fase final de elaboração.

“Este será o primeiro Consórcio deste tipo do país e Toledo se coloca como anfitriã desse espaço e se sente honrada para que ele seja um marco para acabar de vez com os maus-tratos e a violência contra as mulheres”, disse o prefeito de Toledo, Beto Lunitti.

Em visita recente à AMOP, a deputada federal Gleisi Hoffmann garantiu a verba necessária para tirar o projeto do papel. Para o presidente do CIASOP, prefeito Élio Marciniak “Kabelo”, de Santa Tereza do Oeste, este foi mais um passo importante para a realização do sonho de inaugurar a Caso Abrigo Regional para receber mulheres vítimas de violência doméstica e suas famílias.

“Estamos ansiosos para começar os trabalhos efetivos. Agora, com a definição da cidade avançamos ainda mais. Já definimos os valores dos repasses também e poderemos, inclusive, locar uma casa de forma temporária para que possamos iniciar os atendimentos antes mesmo das obras ficarem prontas, a pedido do próprio Ministério Público”, garantiu o presidente do Ciasop, prefeito Kabelo.

Ainda durante a reunião, ficou definida a tabela de repasse dos valores de cada membro e também o orçamento da entidade. Ao todo, 35 municípios aderiram ao Consórcio e farão parte do Ciasop neste primeiro momento.

Fonte: AMOP