Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Chile salta para 2º lugar entre os maiores destinos da carne suína brasileira

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Contêineres refrigerados para transporte de carnes. Foto: Arquivo/AEN

O crescente volume de carne suína brasileira exportado ao Chile vem chamando a atenção, apontam pesquisadores do Cepea (Centro de Pesquisa em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), analisados pelo Centro de Pesquisas, a quantidade embarcada saltou de 7,7 mil toneladas em janeiro deste ano para 13,3 mil toneladas em agosto. O destaque foi em julho, quando 14,5 mil toneladas de carne suína foram escoadas ao país sul-americano, ou seja, o dobro do volume de janeiro. Com isso, pesquisadores ressaltam que o Chile foi, em julho e agosto o segundo maior destino da proteína brasileira, assumindo a posição que até então vinha sendo sustentada pela China.

As Filipinas se mantêm como maior destino da carne brasileira desde fevereiro deste ano. De acordo com análise do Cepea, o aumento dos embarques ao Chile está atrelado ao fato de o governo daquele país ter reconhecido, em abril deste ano (e oficializado em julho), o estado do Paraná (segundo maior produtor nacional), como livre de febre aftosa sem vacinação e de peste suína clássica.

Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2792 – 16/09/2025

Cotações em tempo real