Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Chamamento para entidades que atendem crianças e adolescentes é iniciado

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Toledo, deram início nesta segunda-feira (26) ao Edital de Chamamento Público nº 001/2021. Este documento visa à seleção de propostas apresentadas por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos para executar projetos que visem à promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, com vistas a complementar ações voltadas a este público por entidades com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) por meio de Termo de Fomento.

Para receber este provisionamento, as organizações devem estar sediadas em Toledo e cadastradas junto ao CMDCA, e desenvolver políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, e esportes e lazer. “A política de atendimento ao público infanto-juvenil está baseada na doutrina de proteção integral, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente. Por isso, o edital de chamamento possibilita a inscrição para o atendimento em áreas sobre as quais tanto poder público quanto sociedade civil têm compromisso”, destaca a diretora de Gestão do Sistema Única de Assistência Social (Suas) e assistente social da SMAS, Rosiany Favareto.

As entidades interessadas em participar do processo seletivo, que será realizado mediante critérios quantitativos e qualitativos, devem se inscrever, reunir a documentação exigida no edital e entregá-la até 25 de maio (terça-feira). “Essas propostas devem ser entregues em dois envelopes: o primeiro contém a proposta em si, com plano de trabalho que comprova a existência da entidade, se esta tem experiência, capacidade profissional técnica e operacional, e instalações em condições materiais de desenvolver as atividades a que se propõem, além de uma lista nominal com as crianças e adolescentes atendidos; o segundo envelope, por sua vez, deve conter os documentos solicitados no edital”, detalha Rosiany. “Quem vai fazer a análise destas propostas é uma comissão composta por representantes designados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do governo municipal. A partir do momento em que as entidades são selecionadas, a distribuição dos recursos será feita de maneira proporcional à carga horária e na quantidade de assistidos por aquela organização”, pontua.

Campanha Legal

Os recursos para esta finalidade têm como origem os valores (R$ 900.203,54) levantados pela “Campanha Legal-Pacto Pela Criança”, os quais estão previstos na Lei Orçamentária Anual e vinculados ao FMDCA. Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a iniciativa incentiva cidadãos a empresas a destinarem parte do seu imposto de renda (1% de pessoas jurídicas que fazem declaração a partir do lucro real e 6% de pessoas físicas que aderirem à causa até 31 de dezembro do ano-exercício e 3% caso isso seja feito entre 1º de janeiro e a data final para a entrega da declaração) para entidades que atendem o público infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social.

Prefeitura de Toledo, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit),  Associação Profissional dos Contabilistas de Toledo, da Associação Toledana de Imprensa (ATI), Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PR), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap/PR), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob/Oeste), Uniprime – Pioneira do Paraná, Câmara de Vereadores, RICTV Record, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi/Progresso) e Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade (Sincoeste) apoiam a Campanha Legal. “Este é um recurso que permanece no município, o ente federativo que, no fim das contas, é o quem tem a carga maior em relação à execução de políticas públicas para crianças e adolescentes. Dessa forma, lutamos para que estes recursos sejam maiores a cada ano”, salienta Rosiany.

Esta sinergia entre poder público e sociedade civil organizada possibilita que seis entidades da Rede Municipal de Proteção e Atendimento à Criança e ao Adolescente mantenham suas atividades. “Este recurso é fundamental para entidades não governamentais manterem seus projetos, adquirirem equipamentos, pagar colaboradores e realizar reformas pontuais que visam melhorar a qualidade do atendimento oferecido a centenas de crianças e adolescentes de Toledo. Sem esse auxílio, elas dependeriam exclusivamente da promoção de eventos, muitos que não podem ser realizados em virtude da pandemia, e de doações da comunidade, diminuindo o alcance das ações que realizam”, avalia a presidente do CMDCA e coordenadora da Campanha Legal, Ivone Laguna.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real