Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Certis do Coopagro e da Pioneira recebem ação comunitária da Unioeste

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Wanderson Schumacher/Secom

Os Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis) dos bairros Coopagro e Pioneira receberam, na quinta-feira (6), uma ampla ação comunitária promovida pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). As atividades ocorreram de forma simultânea, com a participação dos idosos e envolvendo estudantes e docentes da universidade dentro da programação do evento Integra Unioeste.

O Integra Unioeste reúne ações dos cinco campi da instituição: Toledo, Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, com propostas voltadas ao ensino, pesquisa e extensão. Além dos participantes locais, os Certis receberam a visita de idosos do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), de Francisco Beltrão.

Durante o evento, equipes do Projeto Rondon organizaram a Tenda da Saúde, oferecendo aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre prevenção a golpes e direitos dos idosos, além de palestra sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Também foram realizadas oficinas de yoga, memória e jogos lógicos, e artesanato. No total, cerca de 40 integrantes da Unioeste participaram das atividades no Certi do Coopagro e 35 no da Pioneira, atendendo mais de 200 idosos.

Foto: Wanderson Schumacher/Secom

O professor e diretor de Extensão e Cultura da Unioeste, Marcos Freitas de Moraes, destacou a importância da vivência prática dos alunos fora da sala de aula. Segundo ele, o contato direto com a comunidade é essencial para a formação completa do acadêmico. “A universidade é um tripé formado por ensino, pesquisa e extensão. O ensino acontece na graduação e a pesquisa no desenvolvimento acadêmico, mas a extensão é o elo com a comunidade. É nesse contato que o estudante conhece a realidade local, amplia sua visão e desenvolve uma humanização profissional, formando profissionais mais humanos, capacitados e comprometidos com as necessidades da sociedade”, afirmou.

A coordenadora do Certi Coopagro, Vanessa Sanches, ressaltou o valor da convivência e da troca de experiências proporcionadas pelo encontro. “É um momento muito especial, de convivência comunitária, em que nossos idosos recebem visitantes de outros municípios e compartilham experiências. Apresentamos o trabalho desenvolvido no Certi e muitos se inspiraram em nossas práticas, tanto no acolhimento quanto no atendimento ao idoso. Essa troca é positiva para todos e mostra que Toledo tem um diferencial na valorização da pessoa idosa. Nosso trabalho muda vidas e pode servir de modelo para outras cidades do Paraná”, destacou.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2811 – 02/03/2026

Cotações em tempo real