Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CEONC alerta: vacinação em dia pode ser aliada de pacientes oncológicos

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Com o frio e, consequentemente, das baixas temperaturas, pacientes oncológicos devem redobrar a atenção com relação à carteira de vacinação, que deve estar em dia. As vacinas são importantes para reduzir o risco de contrair infecções que podem comprometer o tratamento.

“Os pacientes oncológicos estarão mais suscetíveis a infecções, algumas delas graves, com potencial de comprometimento do tratamento, caso deixe de tomar vacinas”, explica a médica oncologista clínica do CEONC Hospital do Câncer, em Cascavel, Jordana Yaguchi Resende.

Entre as vacinas importantes, conforme a médica, estão as pneumocócicas (13 e 23), Meningocócica, contra HPV e as fornecidas em campanhas, como a Influenza e da Covid. A vacina Pneumocócica Conjugada, conhecida por Pneumo 13 ou VPC13, previne grande parte dos casos de pneumonia, meningite e otite média aguda (que acomete o ouvido) causados pelo pneumococo. Pode prevenir aproximadamente 90% dessas doenças, que são causadas por 13 tipos de pneumococos.

Já a vacina Pneumo 23 ou Pneumocócica 23 protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e outras. A vacina Meningocócica é responsável pela imunização contra a Meningite, doença que pode provoca lesões mentais, motoras e auditivas.

“A maioria das vacinas são disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, antes da vacinação, é importante conversar com o médico oncologista já que os pacientes oncológicos apresentam imunidade mais baixa e infecções secundárias ao longo do tratamento”, explica.

Conforme a médica, há individualidade em cada paciente e o profissional pode orientar corretamente a época ideal do tratamento para realizar a vacinação e quais são as vacinas necessárias. “A maioria das vacinas devem ser aplicadas independente da faixa etária, pois são vários os benefícios. O ideal é sempre seguir a orientação médica”, aconselha.

Fonte: Assesoria de Comunicação do CEONC

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real