Promover as atividades de práticas esportivas e culturais são objetivos principais dos Centros da Juventude – CJUs. Os Centros complementam as atividades oferecidas pela Administração Pública Municipal aos jovens de Toledo. Atualmente, o Município conta com dois CJUs, no Europa e Coopagro. Eles ofertam o Serviço de Vivência e Fortalecimento de Vínculos e atendem jovens na faixa etária de 15 a 24 anos que possuem famílias registradas no perfil de Cadastro Único.

A expectativa da coordenação dos CJUs é atingir a meta de 80 jovens até o mês de junho nos dois locais. Já estão cadastrados 35 no Jardim Europa, com vaga para até 40 e 21 no Jardim Coopagro. Os Centros oferecem diversas atividades, como cursos profissionalizantes, esportivos, aulas de músicas, entre outros.

Os irmãos, Heitor Vinicius, Rafael Naor e Davi Aguiar, são três jovens ativos nas práticas ofertadas pelos CJUs. Eles participam do Centro da Juventude Marcio Antonio Bombardelli, no Jardim Europa. Além de música eles praticam artes marciais. “Gostamos muito desse lugar. Aqui aprendemos muitas coisas, fazemos amigos, é muito importante o CJU pra nós”, relata o irmão mais novo Heitor Vinicius, de 16 anos.

A educadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento, Aldineia Regina Belo, explica que esse trabalho visa auxiliar o jovem sobre a prevenção de possíveis riscos sociais. “É uma promoção entre a interação e troca de experiência. Temos problemas com alguns jovens que estão com depressão, buscamos amparo para esse jovem, com psicólogo, atendendo conforme as necessidades deles, vale lembrar que os trabalhos são realizados em ambos CJUs”, define.

O Secretário da Juventude, Jairo Cerbarro, afirma que este é um trabalho voltado a qualidade de vida do jovem. “Sempre destacamos as Políticas Públicas para a Juventude que em Toledo são valorizadas. A equipe voltada a isso está sempre a disposição para oferecer o melhor atendimento possível. Assim como as ações de descentralização das Políticas Públicas, nos CJUs os serviços ofertados são para garantir o desenvolvimento da vida do participante”, finaliza. Fonte: ASVOM- Prefeitura de Toledo