Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Centro de Eventos Ismael Sperafico recebe terceira edição do Castrapet

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Carlos Rodrigues/Secom

O pavilhão do Centro de Eventos Ismael Sperafico recebe, nesta quinta e sexta-feira (27 e 28), a terceira edição do Castrapet em Toledo, primeira etapa do projeto em 2025. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) e retorna ao município com sua maior estrutura já montada para atendimentos de castração.

Realizada no período da manhã e da tarde, a atividade tem foco no controle populacional de cães e gatos e na prevenção de zoonoses. Nesta etapa serão castrados mais de 280 animais (cerca de 140 por dia), número que supera com ampla margem os 108 procedimentos registrados no ciclo anterior, em 2024. O projeto iniciou suas ações em Toledo em dezembro de 2022, quando foram contabilizadas 217 castrações.

O atendimento desta semana prioriza tutores inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e também protetoras e organizações não governamentais cadastradas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). A pasta, por meio da Coordenação de Proteção e Defesa Animal, é responsável por organizar a demanda e acompanhar o fluxo de atendimentos durante os dois dias.

Foto: Carlos Rodrigues/Secom

Uma das pessoas beneficiadas foi a protetora Janete Balcewicz, que mantém cerca de 30 animais em sua propriedade em Novo Sarandi. Ela levou ao Castrapet uma cadela rottweiler abandonada às margens da BR-163, próximo ao distrito de Dois Irmãos. Há um mês sob seus cuidados e ainda sem nome, o animal passou a integrar o grupo de resgates que ela busca tratar e reabilitar. 

Janete avalia que iniciativas como essa têm impacto direto no trabalho diário de quem acolhe animais. Em suas palavras, “ações como esta ajudam os animais e os protetores. Ações como esta deveriam ser realizadas mais frequentemente, pois a única forma de controlar o número de animais abandonados é a castração”, analisa.

Estrutura – A estrutura instalada no Centro de Eventos tem como núcleo um ônibus adaptado para a realização simultânea de procedimentos, conduzidas por uma equipe formada por quatro cirurgiões. Ao redor do veículo, foram posicionadas tendas e biombos que abrigam as etapas complementares do processo, como pesagem, avaliação clínica, tricotomia, anestesia e o pós-operatório imediato.

Todos os procedimentos foram previamente agendados, e os tutores devem chegar com 30 minutos de antecedência, levando os animais em caixas de transporte ou com guia e coleira. As orientações de jejum e higiene descritas na guia de agendamento precisam ser seguidas com rigor para garantir a segurança dos animais.

Foto: Carlos Rodrigues/Secom

Investimentos – A coordenadora de Proteção e Defesa Animal da SMMA, Cinthia Moura, destaca a amplitude da terceira edição do Castrapet. “Em outras edições, este trabalho ficava resumido a um dia. Agora conseguimos que as ações possam ser realizadas em dois dias”, comenta.

Os medicamentos utilizados durante e após os procedimentos são fornecidos pela equipe do Castrapet. Cabe aos tutores, no entanto, levar um cobertor para manter o animal aquecido na recuperação, além da roupa ou colar cirúrgico necessários ao pós-operatório.

A coordenadora observa que a administração municipal ampliou de forma significativa os recursos destinados ao cuidado de cães e gatos ao longo de 2025, reforçando as ações preventivas e o apoio às protetoras e organizações cadastradas. “Somente em vacinação foram investidos R$ 38 mil neste ano, frente aos R$ 8 mil aplicados no ano passado, com foco na imunização de animais encontrados abandonados”, compara. “Nossa estratégia também inclui o fortalecimento dos mecanismos de identificação, com a aquisição de 15 mil microchips, permitindo manter um controle mais rígido dos animais atendidos pela Prefeitura de Toledo. Além disso, temos feito compras periódicas de ração e, na mais recente, repassamos 10 toneladas para ONGs e protetoras cadastradas”, informa.

O vice-prefeito Lucio De Marchi passou pelo Ismael Sperafico e exaltou o trabalho realizado nesta área, apesar das limitações orçamentárias. “São dados muito importantes, que demonstram a evolução no trabalho realizado pela nossa Proteção e Defesa Animal. Felizmente, a presença deste projeto do Governo do Estado vem para contribuir com as ações que já estamos executando, agilizando o atendimento das demandas nesta área que chegam para nós todos os dias”, constata. “Sabemos que precisamos investir ainda mais neste setor, mas, dentro das nossas possibilidades, faremos o máximo que estiver ao nosso alcance, sobretudo a partir do ano que vem. As protetoras e as entidades, bem como os animais que elas cuidam, merecem este cuidado da nossa gestão”, salienta.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2799 – 15/11/2025

Cotações em tempo real