Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Central de Especialidades de Toledo realiza 3.743 agendamentos de mamografias em 2024

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

As mamografias no município de Toledo eram agendadas pela Secretaria de Saúde. A partir de fevereiro de 2023, os agendamentos começaram a ser feitos na Central de Especialidades Osvaldo Luiz Ricci, na Grande Pioneira. Entre janeiro e outubro de 2024, foram agendadas 3.743 mamografias.

• Janeiro: 249

• Fevereiro: 408

• Março: 346

• Abril: 486

• Maio: 455

• Junho: 231

• Julho: 238

• Agosto: 435

• Setembro: 426

• Outubro: 469 (não está fechado)

Em 2023, entre fevereiro e outubro, foram agendadas 4.048 mamografias. Em comparação com o ano passado, são 305 agendamentos a menos.

• Fevereiro: 637

• Março: 477

• Abril: 379

• Maio: 510

• Junho: 317

• Julho: 399

• Agosto: 427

• Setembro: 337

Outubro (até o momento): 565 agendamentos.

Atualmente, a Central tem 151 pacientes cadastradas em fila de espera. As vagas serão liberadas em novembro.

A Rede de Atenção Primária (Postos de Saúde e Ambulatório Materno Infantil) é responsável pelas campanhas do ‘Outubro Rosa’, consultas e encaminhamentos para mamografia.

Câncer de Mama

A Diretora do Departamento da Rede de Atenção Especializada, Luana Resende, informou que a paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde, onde o médico ou enfermeira fará o encaminhamento para o agendamento na Central de Especialidades. Ela reafirma que o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. “Estamos no mês de outubro, um período dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e a principal causa de morte por câncer nessa população. A mamografia é fundamental para a detecção precoce da doença e, felizmente, esse exame está disponível gratuitamente pelo SUS. A Secretaria de Saúde do Estado disponibiliza, em média, 400 vagas por mês para agendamento. Em Toledo, durante este mês, a Atenção Primária em Saúde está promovendo diversas atividades relacionadas ao tema”.

Ela ressalta que, quando o câncer de mama é detectado precocemente, as chances de cura aumentam muito. “A mamografia regular permite identificar alterações antes mesmo do aparecimento de sintomas. Mulheres a partir dos 50 anos, ou aquelas com histórico familiar de câncer de mama, devem realizar o exame periodicamente. Também é importante destacar o autoexame das mamas, que é simples e pode ser feito em casa. Se notarem alguma alteração, as mulheres devem procurar a unidade básica de saúde do seu bairro, onde os profissionais de saúde farão a avaliação e, se necessário, encaminharão para o agendamento do exame de mamografia. Prevenir é o melhor caminho para cuidar da sua saúde. Cuide-se”, enfatiza Luana Resende.

Agendamento

Para o agendamento de mamografia na Central de Especialidades de Toledo, é obrigatório enviar o pedido médico e a ficha do Sistema de Informação do Câncer (Siscan) pelo Posto de Saúde. Sem esses documentos, o agendamento não pode ser feito.

Se a paciente recebeu o encaminhamento há mais de dois meses e o exame ainda não foi realizado, é importante procurar informações no Posto de Saúde ou na Central para verificar se a documentação estava correta. Nunca saia do Posto de Saúde sem se informar na recepção da Unidade. Mesmo que os exames estejam na fila de espera, se a documentação não for enviada corretamente, eles não podem ser agendados. A Central agenda e envia as guias de exames com data, hora e local para cada Posto de Saúde, onde as pacientes poderão retirá-las. Os exames são realizados, conforme o agendamento, nas clínicas credenciadas via Ciscopar ou Estado.

Mamografia

A enfermeira e docente especialista em Obstetrícia, Viviane Carnelossi Benvenuto, do município de Toledo e professora do Colégio Dario Velozzo, explica a importância da mamografia. “A mamografia é um exame de imagem que utiliza raios X para detectar alterações no tecido mamário. É um método fundamental para a detecção precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura. A incidência de câncer de mama é maior nas mulheres acima dos 50 anos, e o risco aumenta com a idade. Embora o Ministério da Saúde recomende a realização da mamografia a partir dos 50 anos, a Federação Brasileira de Ginecologia e Mastologia recomenda a partir dos 40. Além da idade, existem fatores de risco, como comportamentos, história reprodutiva e hormonal, e fatores hereditários e genéticos, todos relacionados ao aumento desse risco”.

Desafios

Viviane também avalia os desafios relacionados ao câncer de mama e de colo do útero nas políticas de saúde da mulher. “Em relação ao câncer de mama, realmente é um grande desafio. Apesar de haver políticas públicas para o rastreamento e detecção precoce no Brasil, há uma dificuldade de adesão por parte das mulheres a essas práticas preventivas. A mulher deve fazer os exames regularmente, a mamografia anualmente, e manter um estilo de vida saudável. Existem fatores comportamentais que dependem de nós, como uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Em relação ao câncer de colo de útero, as mulheres devem fazer o exame de Papanicolau periodicamente, uma vez por ano, a partir dos 25 anos, segundo o Ministério da Saúde. A vacinação contra o HPV para meninas e meninos de 9 a 14 anos também é muito importante, pois o HPV é um dos principais causadores do câncer de colo de útero, assim como a prática de sexo seguro”, afirma Viviane Carnelossi Benvenuto.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real