Foto: Divulgação/Unioeste

O Centro de Ensino de Línguas de Toledo (CELTO) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Toledo realizou o exame de proficiência em português para estrangeiros. A prova é realizada duas vezes por ano e serve para os imigrantes conseguirem a documentação junto à Polícia Federal.

A prova teve um total de 100 inscritos, com cerca de 80 candidatos realizando os exames. A prova escrita é a primeira etapa da proficiência. Os alunos que tirarem nota igual ou superior a 3 (o total da prova escrita é 5) farão uma prova oral, que será agendada individualmente por meio remoto com cada um deles individualmente. Devido à pandemia de Covid-19, as provas foram realizadas com distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel na entrada das salas.

O candidato Carter Lundi, natural do Haiti, afirma que um dos seus propósitos para fazer a prova é o de ter mais conhecimentos sobre a língua portuguesa “Precisamos comprovar o domínio do português para conseguir a naturalização para brasileiro”, complementa Lundi.

O resultado final da prova (oral e escrita) sai até o dia 20 de junho, e os certificados de proficiência devem ser emitidos até o dia 20 de julho.

Devido à pandemia de coivd-19, a prova foi realizada com uso obrigatório de máscaras durante toda a duração do exame, com álcool em gel nas entradas das salas e com distanciamento entre os candidatos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unioeste