Foto: Reprodução/Internet

O Colégio Cívico-Militar Novo Horizonte deverá ofertar a partir de 2023 o Ensino Medio Profissionalizante. Desde o ano passado, encontra-se autorizado pelo Conselho Estadual de Educação, o curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas, como quinto itinerário formativo do Novo Ensino Médio. 

Os Itinerários Formativos são um conjunto de cinco unidades curriculares desenvolvidas pelas instituições e redes de ensino que possibilitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos e se preparar para o prosseguimento de estudos ou para o mundo do trabalho de forma a contribuir para a construção de soluções de problemas específicos da sociedade.  

Até o momento, 31 estudantes do nono ano demonstraram interesse na matrícula curso, mas a escola poderá matricular até 40 estudantes, bastando comparecer na Secretaria da Escola e indicar o interesse. Tanto o Novo Ensino Médio Regular como o curso técnico, têm duração de três anos, com a diferença de que no final desse período o aluno que optou pela formação profissional sairá com diploma técnico na área, pronto para o mercado de trabalho. 

O QUE FAZ

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

O profissional formado nessa área desenvolve sistemas computacionais utilizando diversas linguagens de programação, utiliza lógica e algoritmos, administração sistemas, utiliza conceitos de gestão de projetos e outras metodologias. Também desenvolve programas para computadores e outros dispositivos computacionais, como por exemplo, aparelhos celulares e tablets, visando a automação de todos os processos relativos às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Usando as várias plataformas de computação de maneira integrada, concebe, projeta, escreve e atualiza programas e sistemas, aplicando métodos ágeis de análise, projeto e programação, modelagem e acesso a bancos de dados, redes, técnicas de design para web, técnicas de projeto de Sites na Internet, desenvolvimento de aplicações distribuídas e para dispositivos móveis.

Fonte: Blog do CCM Novo Horizonte