Crimes cibernéticos, a responsabilidade civil e criminal na internet, mineração e compartilhamento de dados, o marco civil da internet, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, as fake news, além dos benefícios e os perigos que rondam o mundo digital. Esses foram os temas abordados em uma conversa virtual sobre “segurança digital”, ocorrida nesta sexta-feira,01, em parceria entre a OAB/Toledo e as escolas da rede pública estadual, via NRE.
O advogado Bruno Schmidt Silva, presidente da Comissão de Direito Digital da Subseção da OAB em Toledo, conversou com os estudantes da quatros turmas do Ensino Médio do Colégio Cívico-Militar Novo Horizonte. Foram mais de uma hora de conversa, e no final os estudantes puderam fazer perguntas.
Entre os assuntos, o advogado discorreu sobre ação das redes sociais na coleta de dados dos usuários.
Os usuários, ao utilizarem tais plataformas, interagem com os conteúdos e fornecem informações pessoais, sociais e até mesmo íntimas, que passam a ser comercializadas, o que justifica a gratuidade da utilização e o alto valor dessas empresas. Desta forma as redes sociais se tornam grandes bancos de dados de informações sobre as vidas e preferências dos usuários, com sua autorização. Outras escolas também deverão ser beneficiadas com esta palestra.

Fonte: Colégio Cívico-Militar Novo Horizonte