No retorno às aulas, os estudantes estão recebendo orientações sobre a ordem unida. Foto: CCM Novo Horizonte

Os estudantes do Colégio Estadual Novo Horizonte tiveram o retorno às aulas, uma vez que os pais optaram pela volta das atividades presenciais, permitindo a utilização do sistema híbrido de ensino: uma parte dos alunos assiste as aulas presencialmente e parte as acompanha de maneira remota.

Além da novidade do regresso à escola, após um ano longe do estabelecimento de ensino por causa da Covid-19, eles estão vivenciando uma nova experiência: o modelo cívico-militar.

Nesta primeira semana, o diretor cívico-militar, sargento Lopes, e o monitor, cabo Nascimento, estão visitando as sala de aulas e passando as primeiras instruções. Uma das orientações iniciais se refere a ordem unida, na qual os alunos aprendem os comandos de posição de sentido, descansar e saudação (continência), necessários para o momento da formação, pelo qual os estudantes passarão diariamente no momento de civismo quando cantam o hino nacional.

Já foram definidos os chefes de turmas, que serão o elo de ligação entre os monitores na organização da turma, um processo de formação de liderança e respeito à hierarquia.

Da mesma forma, na parte pedagógica, os professores trabalham dobrado para dar conta dos atendimentos dos alunos presenciais e daqueles que acompanham via Google Meet. Neste primeiro momento, seguindo rigorosamente o protocolo de  biossegurança, a escola está atendendo a 12 alunos por turma no sistema híbrido.

Fonte: Colégio Estadual Cívico-Militar Novo Horizonte