Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Castramóvel é oficialmente entregue para a comunidade

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Atendimento Móvel Veterinário (popularmente chamado de “Castramóvel”) foi oficialmente entregue na tarde desta quarta-feira (09) em Toledo. O ato aconteceu na quadra do Centro da Juventude Mariana Luiza von Borstel no Jardim Coopagro, onde está instalado o equipamento desde o último mês. Ainda com o atendimento piloto, foram realizadas aproximadamente 80 castrações animais desde outubro de 2020. 

Autorizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS) passa a utilizar a unidade para a execução das ações do “Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos – Castrar é um Ato de Amor”. 

Para isso foi firmada uma parceria com o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FAG, que disponibiliza dois profissionais residentes, dois estagiários e um docente para coordenar as atividades acadêmicas com o objetivo de minimizar a reprodução de cães e gatos no Município de Toledo.

O ponto central do projeto é o trailer adquirido com recursos oriundos de emenda parlamentar que percorrerá vários bairros. O veículo conta com três repartições: pré e pós-operatório, transoperatório e paramentação cirúrgica. Além de toda a mobília, o centro cirúrgico é composto por monitoração cardiopulmonar, aspirador cirúrgico, ar-condicionado e todos os equipamentos previstos por normativa do CRMV.

De acordo com a Normativa para Utilização dos Serviços Prestados Através do Atendimento Móvel Veterinário, o Castramóvel terá como prioridade esterilizar animais em regiões do município de maior vulnerabilidade social. O veículo se estabelecerá, conforme agendamento prévio, nos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade e só poderão ser submetidos ao tratamento animais que moram nas ruas, mas que tenham algum responsável pela recuperação pós-operatória, os adotados por entidades e organizações de proteção animal, e os pertencentes a famílias inscritas no CadÚnico – o cadastro único do Governo Federal – com renda de até dois salários mínimos e documentação em dia – carteirinha de vacinação com vacina antirrábica e polivalente aplicada até 12 meses antes da cirurgia), devidamente carimbada por médico veterinário, além do registro de vermifugação nos últimos 4 meses (não serão aceitas vacinas realizadas em casas agropecuárias).

Foto: Carlos Rodrigues/Secom

Educação e Saúde

O Castramóvel também atuará em outras esferas: a educação e a saúde pública. Além de palestras em escolas, que terão o objetivo de trabalhar com as crianças temas como guarda responsável e bem-estar animal, o “Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos – Castrar é um Ato de Amor” terá um forte apelo no combate a zoonoses, doenças transmitidas de humanos para animais e vice-versa e que muitas vezes não nos damos conta, como é o caso da raiva, leishmaniose, esporotricose e verminoses, como o “bicho geográfico” e a giardíase.

De acordo com o coordenador de Defesa e Proteção Animal da SMDAS, o médico veterinário Arthur Gava dos Santos, “os animais das crianças de Toledo apresentam 39% mais chances de ter um parasita zoonótico porque não receberam vermífugos, não tiveram atendimento veterinário, além de outras situações que caracterizam que a população não possui educação em saúde. E a educação em saúde é de extrema importância, as prefeituras precisam investir mais nisso”, frisou Gava. 

O prefeito Lucio de Marchi disse que “esse é um equipamento tão aguardado e que vai rodar os bairros de Toledo para fazer esse trabalho. Tudo dentro das normas legais, estará à disposição da população para cuidar dos bichinhos e também garantir a saúde das pessoas”. 

A capacidade de atendimento do Castramóvel é estimada em 40 procedimentos por semana. Porém, além das diretrizes de gestão, também dependemos de alguns medicamentos anestésicos que são usados para o tratamento da Covid-19. Acontece que, mesmo com os insumos licitados, existe dificuldade de entrega por parte das empresas fornecedoras.

Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real