Foto: Carlos Rodrigues/Secom

O Atendimento Móvel Veterinário (popularmente chamado de “Castramóvel”) foi oficialmente entregue na tarde desta quarta-feira (09) em Toledo. O ato aconteceu na quadra do Centro da Juventude Mariana Luiza von Borstel no Jardim Coopagro, onde está instalado o equipamento desde o último mês. Ainda com o atendimento piloto, foram realizadas aproximadamente 80 castrações animais desde outubro de 2020. 

Autorizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS) passa a utilizar a unidade para a execução das ações do “Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos – Castrar é um Ato de Amor”. 

Para isso foi firmada uma parceria com o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FAG, que disponibiliza dois profissionais residentes, dois estagiários e um docente para coordenar as atividades acadêmicas com o objetivo de minimizar a reprodução de cães e gatos no Município de Toledo.

O ponto central do projeto é o trailer adquirido com recursos oriundos de emenda parlamentar que percorrerá vários bairros. O veículo conta com três repartições: pré e pós-operatório, transoperatório e paramentação cirúrgica. Além de toda a mobília, o centro cirúrgico é composto por monitoração cardiopulmonar, aspirador cirúrgico, ar-condicionado e todos os equipamentos previstos por normativa do CRMV.

De acordo com a Normativa para Utilização dos Serviços Prestados Através do Atendimento Móvel Veterinário, o Castramóvel terá como prioridade esterilizar animais em regiões do município de maior vulnerabilidade social. O veículo se estabelecerá, conforme agendamento prévio, nos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade e só poderão ser submetidos ao tratamento animais que moram nas ruas, mas que tenham algum responsável pela recuperação pós-operatória, os adotados por entidades e organizações de proteção animal, e os pertencentes a famílias inscritas no CadÚnico – o cadastro único do Governo Federal – com renda de até dois salários mínimos e documentação em dia – carteirinha de vacinação com vacina antirrábica e polivalente aplicada até 12 meses antes da cirurgia), devidamente carimbada por médico veterinário, além do registro de vermifugação nos últimos 4 meses (não serão aceitas vacinas realizadas em casas agropecuárias).

Foto: Carlos Rodrigues/Secom

Educação e Saúde

O Castramóvel também atuará em outras esferas: a educação e a saúde pública. Além de palestras em escolas, que terão o objetivo de trabalhar com as crianças temas como guarda responsável e bem-estar animal, o “Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos – Castrar é um Ato de Amor” terá um forte apelo no combate a zoonoses, doenças transmitidas de humanos para animais e vice-versa e que muitas vezes não nos damos conta, como é o caso da raiva, leishmaniose, esporotricose e verminoses, como o “bicho geográfico” e a giardíase.

De acordo com o coordenador de Defesa e Proteção Animal da SMDAS, o médico veterinário Arthur Gava dos Santos, “os animais das crianças de Toledo apresentam 39% mais chances de ter um parasita zoonótico porque não receberam vermífugos, não tiveram atendimento veterinário, além de outras situações que caracterizam que a população não possui educação em saúde. E a educação em saúde é de extrema importância, as prefeituras precisam investir mais nisso”, frisou Gava. 

O prefeito Lucio de Marchi disse que “esse é um equipamento tão aguardado e que vai rodar os bairros de Toledo para fazer esse trabalho. Tudo dentro das normas legais, estará à disposição da população para cuidar dos bichinhos e também garantir a saúde das pessoas”. 

A capacidade de atendimento do Castramóvel é estimada em 40 procedimentos por semana. Porém, além das diretrizes de gestão, também dependemos de alguns medicamentos anestésicos que são usados para o tratamento da Covid-19. Acontece que, mesmo com os insumos licitados, existe dificuldade de entrega por parte das empresas fornecedoras.

Secretaria Municipal de Comunicação