Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Casos de dengue em Toledo afetam doações de sangue

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Banco de Sangue

Por Marcos Antonio Santos

A Anvisa e o Ministério da Saúde divulgaram este ano orientações aos serviços de hemoterapia sobre a triagem de candidatos à doação de sangue e seus componentes.

Evidências científicas mostram que há risco de transmissão do vírus da dengue por transfusão sanguínea (se uma pessoa receber sangue contaminado com vírus da dengue, há uma probabilidade de 38% de que ela seja infectada e desenvolva a doença após a transfusão).

Por precaução, pessoas que tiveram dengue ou tomaram a vacina, por exemplo, não podem doar sangue por um tempo. A chefe da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) Banco de Sangue de Toledo, Vania Frigotto, confirma o impedimento temporário. “Sim, porque os doadores que tiveram dengue têm um período do impedimento temporário, quem teve dengue clássica fica impedido por 30 dias de doar após a recuperação completa. Quem teve dengue hemorrágica (dengue grave) são 180 dias de impedimento”.

OUTRAS IMPEDIÇÕES – Pessoas que tiveram contato sexual com pessoas que tiveram dengue nos últimos 30 dias deverão aguardar 30 dias após o último contato sexual. E também pessoas que tomaram a vacina contra a dengue devem aguardar 30 dias após a vacinação.  

Doação de sangue é fundamental para salvar vidas. Foto: Banco de Sangue

Vania disse que nesse momento os estoques no Banco de Sangues estão regulares. E que a agenda está regularizada também. “Estamos com agenda programada no nosso site www.saude.pr.gov.br/doação e temos a disponibilidade de três encaixes por período.  Lembrando que nossas coletas ocorrem das 7h30 às 10h30 e das 13h às 15h, pois, o sangue é levado para processamento em Cascavel no fim da manhã e fim da tarde”.

Neste ano, o Banco de Sangue de Toledo completa 26 anos. E Vania lembra ainda que dia 14 de junho, celebra o dia Mundial do Doador de Sangue. “Estamos programando uma semana especial para todos os doadores”. A data foi escolhida por ser o aniversário de Karl Landsteiner, estudioso responsável pela classificação dos grupos sanguíneos, o sistema A B O, e descobridor do fator RH. Esse é um dos mais famosos temas de saúde, a exemplo do Outubro Rosa e o Novembro Azul.

DOAÇÕES – Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, adolescentes entre 16 e 17 não precisam mais estar acompanhados dos pais ou responsável, basta ter uma autorização assinada pelo tutor e no ato da doação ter um adulto responsável legal acompanhando. Acima de 60 anos só se já for doador); ter peso superior a 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Homens podem doar a cada 60 dias e até quatro vezes em um ano. Já as mulheres, a cada 90 dias e até três vezes em um ano. A doação pode ser agendada no site www.saude.pr.gov.br/doacao ou caso o interessado tiver dificuldade pode ligar no (45) 33791993.

O Banco de Sangue, Hemepar – UCT de Toledo se localiza na Rua Eugênio Gustavo Keler (esquina com a Rua Anne Russ) Jardim Coopagro.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2787 – 08/07/2025

Cotações em tempo real