Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cases voltados ao turismo rural do Oeste visam estimular empreendimentos e estrutura regional

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Modelos que deram certo. Ideias para se reinventar. Potenciais que podem ser explorados na região. O Tur Técnico Ideias e Experiências no Turismo Rural, nesta quarta-feira (23), proposto por associados da Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur), trabalhou estas e outras questões. O evento contou com parceria do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, com apoio técnico e expertise.

Conforme a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, é uma estratégia inclusa no processo de retomada do turismo regional.

A facilitadora de Negócios Turísticos, Dagmar Pedrozo, destaca que o evento foi destinado a empreendedores e gestores, assim como professores e outros públicos da área. O objetivo é provocar o contato com ideias e ações inovadoras no turismo regional; interagir com diferentes elos da cadeia de negócios do turismo; reconectar pessoas,lugares e emoções e proporcionar a vivência prática do turismo rural.

Três locais foram visitados. Nos empreendimentos houve contato direto com os proprietários e gestores. As histórias de sucesso envolvem criatividade, sustentabilidade, economia colaborativa, oportunidades, pioneirismo e inovação, segundo Sandra Finkler.

Cases

No caso do Restaurante Rural Cabanha Rosso, de Medianeira, houve a transformação de parte da propriedade, em um restaurante rural, com base em conhecimentos culinários da família e participação na comunidade. Atualmente atendem na gastronomia com cafés, almoços, jantares e pequenos eventos.

Instituto Pedra da Mata, em Santa Tereza do Oeste, está relacionado à sustentabilidade, valorização da agroecologia, saberes e bem estar. Recebe pessoas para visitas e cursos e se autointitula como ecohostel, já que hospeda pessoas em sua pousada com alojamentos, segundo Dagmar Pedrozo.

O Vale d’aventura, em Matelândia, utiliza recursos tecnológicos e digitais para as ações de venda e demonstra que há possibilidade de trabalho, com criatividade e inovação. Além disso, evidencia parcerias com outros fornecedores da região.

Novos empreendimentos

Com o conhecimento destes locais, das experiências e com base no contexto regional, o que os organizadores esperam é que, novas ideias sejam desenvolvidas para formar uma base sustentável e de renda turística maior no Oeste do Paraná.

Link facilita negócios e turismo

Fonte: Assessoria

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real