Foto: Secom

Foi inaugurado nessa terça-feira, 2, em Cascavel oficialmente o Super Cmei – Professor Paulo Marques, no loteamento Gralha Azul, Bairro Interlagos,  na região norte do Município.

                                                                                               
A unidade reforça o parque educacional da cidade, dentro do projeto Escola Feliz, que desde 2017 já recebeu 20 escolas e CMEIs novos e mais de 70 reformados.                                                   

O Super CMEI está localizado na Rua Sócrates, 1.161 e tem capacidade total para 418 crianças de zero a 3 anos, do infantil 1 ao 3, entre turmas integrais e parciais. Os investimentos são na ordem de R$ 7.628.913,16 em 1.920,32 m2 de área construída.

Embora hoje tenha acontecido a inauguração oficial, desde o dia 22 de maio, já há alunos na instituição. Atualmente, são 121 crianças que já estão sendo atendidas. As demais crianças que vão encher o espaço de vida e alegria, estão sendo chamadas, respeitando a lista existente na Semed.

Ao todo, são 11 salas de aula, mais a bebeteca, play ground, brinquedoteca e toda a estrutura necessária para o bom atendimento aos pequenos e também para os servidores.  Muito mais que uma obra, a unidade vai mudar a vida de famílias que realmente precisam do suporte de um Centro Municipal de Educação Infantil.

O prefeito Leonaldo Paranhos fala sobre os diferenciais desse Super CMEI “É um CMEI que tem muita interação com brinquedos, tem a brinquedoteca. Além da sala de informática, a criança precisa ser atraída para dentro da escola, ela precisa encontrar aquilo que não encontra muitas vezes em casa. Lembrando que é um bairro periférico e as crianças precisam sair daqui com vontade de voltar.”


Para a secretária de Educação, Marcia Baldini, um Super Cmei dessa magnitude é motivo de celebração. “É com grande felicidade que inauguramos o maior Cmei de Cascavel, no coração da região norte. É um Cmei totalmente sustentável, com placas de energia solar, reaproveitamento de água das chuvas e todos os espaços adaptados para a educação infantil na primeira infância”, pontua. 

O Super CMEI Professor Paulo Marques possui sistema de captação da água da chuva para limpeza do prédio e manutenção dos jardins e placas de energia solar. O Super CMEI  funciona das 07 às 18h, no bairro Interlagos.

Escola da Transparência II
Ao lado do Super Cmei, está a construção da Escola da Transparência II, Escola Municipal Professora Ilizete Santa Bonato Pasini, que já tem 75% do projeto executado, entrando na fase de finalização e acabamento. O investimento de R$ 10,4 milhões é para uma estrutura moderna com capacidade para atender 600 alunos com idade de 4 a 10 anos, com educação em tempo integral.  

A estrutura  foi construída em uma área de mais de 4 mil m² e contará com 13 salas de aula para o ensino fundamental (com bloco destinado às atividades extracurriculares), quatro salas de pré-escola com instalações sanitárias anexas, sala de uso múltiplo infantil, sala de uso múltiplo do ensino fundamental, sala de reforço, biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática, depósito de materiais de limpeza, instalações sanitárias acessíveis, auditório com 171 lugares, pátio e parquinho coberto com piso emborrachado e complexo de brinquedos adequado à faixa etária a ser atendida.

A área administrativa contará com ambientes para secretaria, arquivo inativo, direção, sala de professores, sala de hora atividade, depósito de materiais pedagógicos e instalações sanitárias de funcionários. Na área de serviços há a previsão de refeitório para 245 pessoas, cozinha, despensa, lavanderia, depósito de materiais de limpeza, abrigo de resíduos, central GLP, vestiário para os servidores da cozinha e acesso exclusivo para carga e descarga de insumos e merenda escolar.


Haverá estacionamento para 21 veículos e reservatório elevado de água potável, com reserva para combate à incêndios pela rede de hidrantes. A unidade também possuirá ginásio poliesportivo com vestiários feminino e masculino, instalações sanitárias acessíveis, depósito de material de educação física, almoxarifado e arquibancadas.

A construção da Escola da Transparência II  conta com energia solar através de sistema gerador fotovoltaico instalado na cobertura da edificação, para toda a demanda de consumo prevista de maneira renovável e sustentável, assim como será instalada uma cisterna enterrada para reaproveitamento de águas  da chuva para lavagem de calçadas externas e manutenção dos jardins.

Fonte: Secom/Pref. de Cascavel