Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cascavel: clínicas são autuadas por uso de substância proibida em procedimentos estéticos e Vigilância Sanitária faz alerta

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Reprodução

Somente neste ano, 5 clínicas de Cascavel já foram autuadas pelo uso de um produto não autorizado no país que pode causar intoxicações, infecções e até necroses

A Vigilância Sanitária de Cascavel alerta a população sobre os riscos do produto “Israderm”, utilizado em procedimentos estéticos sem registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Somente neste ano, os fiscais já autuaram 5 clínicas da cidade pelo uso da substância em procedimentos de aplicação de botox, incluindo o encaminhamento à delegacia. No ano passado, foram três, e em 2023, uma. 

O alerta é importantes, pois o “Israderm” é um produto de origem israelense e, de acordo com a Resolução RE nº 2403, desde 2021 a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição, formulação, propaganda e o uso do produto no país.

De acordo com estudos, o produto pode causar riscos à saúde pública, como intoxicações, infecções e até necrose nos locais de aplicação. Os estudos mostram ainda que se trata de um produto sem informações claras ou dados confiáveis. Não existe bula ou um guia profissional a respeito dele, o que pode aumentar o risco de complicações imprevisíveis pela migração da substância no corpo humano ou mesmo o risco de resultados em áreas indesejadas.

A orientação da Vigilância é que, antes de realizar qualquer procedimento de botox, o paciente solicite a conferência da embalagem do medicamento a ser aplicado. Caso identifique o nome “Israderm”, deve recusar imediatamente o procedimento e acionar a Vigilância Sanitária pelos telefones (45) 3392-6540 ou (45) 3392-6541 (WhatsApp), que enviará uma equipe para verificar a denúncia.

A Secretaria de Saúde reforça que a atuação do município tem como prioridade proteger a população e garantir que os procedimentos estéticos sigam as normas de segurança exigidas pela Anvisa.

Fonte: Secom/Prefeitura de Cascavel

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real