Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Casa da Cultura abre matrículas para cursos gratuitos de 2026 com filas e distribuição de senhas

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Casa da Cultura. Foto: Gazeta de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

Inscrições seguem até sexta-feira (6), são presenciais e as vagas são preenchidas por ordem de chegada

A Secretaria Municipal da Cultura está com as matrículas abertas para os cursos gratuitos que serão ofertados em 2026 pela Casa da Cultura. As inscrições iniciaram nessa segunda-feira (2) e seguem até sexta-feira (6).

Os interessados devem comparecer presencialmente à Casa da Cultura, localizada na Rua XV de Novembro, nº 1638, no bairro Jardim La Salle, munidos de documento de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos três meses) e comprovante de escolaridade que ateste alfabetização. É obrigatória a entrega de cópias de todos os documentos no ato da matrícula.

As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma presencial. No caso de crianças e adolescentes, a matrícula deverá ser feita pelos pais ou responsáveis legais.

A presença do aluno é obrigatória apenas quando a matrícula for referente ao curso de Técnica Vocal. No entanto, em 2026, esse curso contará apenas com a formação de lista de espera, não sendo exigida a presença da criança ou do adolescente.

Durante os cinco dias de matrícula, a distribuição de senhas tem início às 8h, e o atendimento para efetivação das inscrições começa às 8h30. A orientação é que os candidatos cheguem com antecedência, já que as vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada.

Para candidatos menores de idade, também é obrigatória a apresentação de comprovante de matrícula escolar, além da presença de um responsável legal, que deverá apresentar RG e CPF. Pessoas com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento, condições de saúde mental ou outras condições específicas de saúde deverão apresentar laudo médico.

Foto: Gazeta de Toledo

Demanda e organização das inscrições

Segundo o coordenador de cursos de arte, Fabrício Mologni, a quantidade de senhas distribuídas varia diariamente conforme a demanda de cada curso.

“A gente nunca tem uma expectativa exata de número. Na segunda-feira, distribuímos cerca de 78 senhas. Já nesta terça, chegamos a cerca de 100. Cada dia tem seus cursos específicos, e alguns têm maior procura, principalmente os que atendem faixas etárias menores. Por isso, vemos muitos pais representando seus filhos, buscando complementar a educação e a formação cultural deles”, explica.

As inscrições foram organizadas por linguagens artísticas, com base no histórico de procura dos cursos.

“A gente divide por linguagens e sempre pensando na experiência de anos anteriores. Alguns cursos exigem mais tempo de triagem e esclarecimento de dúvidas”, afirma Fabrício.

De acordo com ele, as inscrições começaram com teatro e dança, e seguem com cursos de maior demanda.

“Hoje, por exemplo, temos desenho artístico e teclado, que historicamente têm muita procura, além de artes em suportes alternativos, que também contempla a terceira idade.”

Lista de espera

A Casa da Cultura também está formando listas de espera para os cursos mais concorridos.

“Muitos pais ficam frustrados por não conseguir a vaga no momento, mas aproveitam para incluir o nome na lista de espera. Quem comparece presencialmente entra na frente, mas isso não impede que outras pessoas se inscrevam depois — apenas ficam em posições posteriores”, esclarece o coordenador.

Preferência por cursos artísticos

Segundo Fabrício, os cursos de artes são bastante procurados, especialmente por famílias que ainda estão identificando as afinidades das crianças.

“Alguns pais percebem o interesse da criança por meio de pequenos sinais, como desenhar além das tarefas escolares ou demonstrar ritmo em casa. Teatro e dança também são muito buscados por contribuírem para a linguagem corporal e o desenvolvimento social.”

Ele destaca ainda que a organização das turmas respeita idade e nível de aprendizado.

“Confiamos muito na experiência dos professores para formar turmas equilibradas, evitando grandes diferenças de idade ou de absorção do conteúdo.”

Locais de oferta dos cursos

Além da Casa da Cultura, os cursos também são oferecidos em outros espaços culturais do município.

“Nós ministramos cursos na Biblioteca Pública, no CEU das Artes e no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer. O museu e o teatro também fazem parte da rede cultural, mas os cursos de difusão cultural acontecem nesses quatro espaços”, finaliza.

Foto: Gazeta de Toledo

Cronograma de inscrições

4/2 – Quarta-feira

  • Violino – Infantil (9 a 13 anos) e Geral (a partir de 13 anos)
  • Guitarra – A partir de 12 anos
  • Contrabaixo – A partir de 12 anos
  • Violão popular – A partir de 10 anos

5/2 – Quinta-feira

  • Instrumentos de sopro (saxofone, flauta transversal e clarinete) – A partir de 12 anos
  • Teoria musical – A partir de 13 anos
  • Viola de arco – A partir de 13 anos
  • Violoncelo – A partir de 13 anos

6/2 – Sexta-feira (lista de espera)

  • Técnica vocal
  • Piano (é necessário estar matriculado no curso de Teoria Musical)
  • Musicalização infantil
  • Bateria

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real