Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cartão de crédito é o principal motivo das dívidas no Paraná

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Pesquisa da CNC e Fecomércio PR mostra que 90,7% dos paranaenses possuíam algum tipo de dívida em julho

O endividamento se manteve estável no Paraná no mês de julho. Segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 90,7% dos paranaenses possuíam algum tipo de dívida no mês passado. Em junho, o indicador foi de 90,6% e em julho de 2018 foi de 88,9%, o que representa elevação de 1,8% na variação anual.

Tabela – Endividamento Julho
Fecomércio PR

A média nacional de endividamento foi de 64,1% em julho. Não é de hoje, os paranaenses são os mais endividados do país. No entanto, são bons pagadores. A parcela de famílias com contas em atraso e sem condições de pagar também ficaram estáveis em relação ao mês anterior, e correspondem a 28,7% e 10,6%, respectivamente. Os índices são muito semelhantes à média da brasileira, que ficaram em 23,9% e 9,6%.

Gráfico – Histórico de endividamento
Fecomércio PR

O endividamento é maior nas famílias com renda acima de dez salários mínimos, em que 95,2% possuem dívidas e, destas, 16,2% estão com pagamento atrasado. Entre as famílias de menor renda 89,7% estão endividadas, mas a proporção de contas atrasadas é maior, de 31,2%.

Gráfico – Tipos de dívida
Fecomércio PR

A média de dias de atraso no pagamento das dívidas é de 59,1 dias. Entre as famílias com renda superior a dez salários mínimos, 44,4% estão com contas atrasadas em até 30 dias. Já dentre os endividados de menor renda com as contas em atraso, 46% estão inadimplentes, pois a demora na quitação supera os 90 dias.

Entre os endividados, 30,6% se consideram muito endividados e 21,5% compromete mais da metade do orçamento com dívidas. E o grande motivo de endividamento é o cartão de crédito, responsável por três de quatro dívidas (75,2%). O financiamento de veículos corresponde a 8,4% das dívidas e o financiamento imobiliário, a 7,8%. Fonte: Comunicação Fecomércio PR .

[bsa_pro_ad_space id=7]

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real