Neste dia 19/04 comemoramos o Dia dos Povos Indígenas, e a Cáritas convida a todos para fazer memória desta diversidade cultural que os Povos Indígenas trazem consigo, que contribui para a preservação da cultura e da história, além de ser um momento de reflexão sobre a luta contra o preconceito para com os índios e pela manutenção de seus direitos.
Essa data foi criada em 1943, com esses mesmos objetivos de preservar a cultura indígena, tendo como nome Dia do Índio. Porém com uma nova lei sancionada em 2022, que teve como base o Congresso Interamericano Indigenista (México, 1940), passou a ser chamado Dia dos Povos Indígenas, com o objetivo de reforçar as diferenças culturais dentro desse povo, visto que, apenas no Brasil, habitam cerca de 1,7 milhões de indígenas.
Na Diocese de Toledo não é diferente. Mais precisamente nos territórios de Guaíra e Terra Roxa 3,2 mil pessoas habitam cerca de 15 aldeias indígenas. Por isso, a convite da Cáritas, possamos neste dia pensar sobre este povo que tanto tem a nos ensinar, com uma diversidade que nos desperta para alimentar outros olhares!
Fonte: Assessoria de Comunicação da Diocese de Toledo