Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cargo de reitor da UTFPR é transmitido para Everton Lozano, que fará gestão até 2028

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Assessoria

O cargo de reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi transmitido para Everton Lozano em solenidade realizada na sede da Reitoria, em Curitiba, na quarta-feira (18). O evento contou com a participação de todos os ex-reitores da Universidade, entre eles, Marcos Schiefler, que ocupou a função em 2020. A solenidade também rememorou os 115 anos da instituição.

O reitor já havia sido empossado em Brasília no dia 12 e assumiu o cargo em setembro, quando a nomeação foi publicada no Diário Oficial da União. Ele foi o vencedor da consulta feita junto à comunidade acadêmica e a escolha foi referendada pelo Conselho Universitário (Couni) e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante a cerimônia de transferência de cargo, Everton Lozano agradeceu à sua equipe, à família e defendeu a reformulação do ensino superior e disse que sua candidatura foi pautada na construção de sinergia dentro da universidade: “candidatei-me com o propósito de harmonia institucional, pacífico, ameno. Com direito ao contraditório, porque isso nos leva para frente, mas em harmonia”.

Foto: Assessoria

Everton Lozano é o reitor mais jovem a assumir o cargo, aos 44 anos, e destacou que a instituição precisa estar norteada pela inovação e para a formação que atenda às demandas da sociedade e dos estudantes. Nesse cenário, defendeu uma reformulação do ensino superior.

“O Brasil se destaca em seu sistema público de ensino (…) e isso é um privilégio. Nós clamamos enquanto tecnológica para que possamos responder para a sociedade sobre qual a diferença entre a UTFPR, que tem o “T” [de Tecnológica], entre as outras universidades. Para ser o MIT [Instituto de Tecnologia de Massachusetts, dos Estados Unidos] do Brasil precisamos que o MEC olhe para a tecnológicas como um grande filão de mercado”, mencionou o reitor, que também pediu mais vagas para servidores técnicos-administrativos e professores.

A UTFPR é a primeira e até 2024 a única Universidade Tecnológica do Brasil e a maior instituição federal multicampi do país. Para 2025, a expectativa é que mais duas instituições de ensino superior se somem à UTFPR como universidades tecnológicas, com a transformação do Cefet-MG e Cefet-RJ que tramita no Congresso Nacional.

Foto: Assessoria

A cerimônia de posse foi transmitida pelo Canal da UTFPR (YouTube).

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFPR

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real