Carregamento de armas, apreendido no RJ, juntamente com entorpecente, enviados pela quadrilha de Toledo. Foto: PCRJ

Da Redação

Uma quadrilha responsável pelo tráfico de drogas, armas e munições, foi desarticulada em Toledo na manhã desta terça-feira (15), durante a “Operação Carga Milionária” desencadeada pela Polícia Civil.

A ação policial foi deflagrada pela 48ª Delegacia Regional de Assis Chateaubriand, uma vez que as investigações tiveram início nesta cidade. As investigações começaram depois que duas pessoas foram presas com em Assis Chateaubriand no ano passado com quase três toneladas de maconha e duas armas de fogo.

A apuração feita pelos policiais civis demonstrou que o grupo criminoso estava baseado em Toledo e daqui controlavam o despacho de toneladas de entorpecentes, além de armas, para várias partes do Brasil, sobretudo a região Sudeste, abastecendo, principalmente, facções do Rio de Janeiro, Minas Gerais e do Espírito Santo.

A organização criminosa utilizava empresas de transporte para carregar caminhões com cargas de frango congelado para ocultar os ilícitos e despistar os policiais. Em setembro de 2021, policiais civis da Delegacia do Leblon, na capital fluminense, já estavam monitorando a chegada de drogas na cidade, quando interceptaram um caminhão da quadrilha, que em meio a carne de frango, ocultava em um fundo falso duas toneladas de maconha, avaliadas em R$ 3 milhões. Além da droga, o caminhão transportava sete fuzis calibre 556, cinco pistolas e mais de duas mil munições, conforme podemos ver na foto. Na época, o motorista e um ajudante foram presos.

Outros carregamentos ilegais foram interceptados, em São Paulo e em outros estados, e as investigações identificaram que eram do mesmo grupo sediado em Toledo. A organização movimentava milhões de Reais e para lavar o dinheiro, seus membros adquiriram patrimônio milionário. Agora, as investigações se voltam para identificar o restante da quadrilha e rastrear o patrimônio milionário, que inclui imóveis de alto padrão.

Ao todo, participaram na manhã desta terça, 25 policiais da Polícia Militar (ROTAM) e da Polícia Civil de Assis Chateaubriand (48º DRP) e de Toledo (20ª SDP), que cumpriram mandados de busca e quatro mandados de prisão (um quinto mandado de prisão que havia sido expedido, não foi cumprido e o suspeito continua sendo procurado).

Um dos alvos já estava preso e outras três pessoas foram para a cadeia hoje. As três, de acordo com o Dr. André Mendes, delegado da 48ª DRP de Assis Chateaubriand, fazem parte da cúpula da quadrilha, ou seja, estão entre os criminosos que comandavam o grupo.