O combate ao novo coronavírus acaba de receber reforços importantes: o Rotary Club de Toledo acaba de doar dois termômetros infravermelhos, um para o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps-i) e outro para a Guarda Municipal de Toledo. O equipamento ajuda a detectar rapidamente situações de febre, um dos principais sintomas da Covid-19.

Segundo a enfermeira responsável pelo Caps-i, Alana Silva, os termômetros auxiliam no trabalho realizado pelo órgão. “O equipamento convencional leva de dois a cinco minutos para apresentar a temperatura de quem estamos atendendo. Agora isso será feito de forma instantânea, fazendo uma triagem precoce, impedindo que esta pessoa contamine outros pacientes e nossos profissionais”, pontua. “Isso também vai nos ajudar depois que esta pandemia passar, ainda mais em casos em que as crianças estão agitadas ou que se recusam ao contato direto, como as autistas. Como a leitura deste aparelho é muito boa, conseguiremos ter informação fiel de uma maneira descomplicada, seguindo as instruções do fabricante”, descreve.

A coordenadora do Caps-i, Paula Daniele Lopes, explica que a doação do Rotary Club se deu num momento em que a equipe, composta por 18 profissionais, percebeu a necessidade do uso do aparelho nos serviços prestados. “Sempre que chegarem às nossas dependências internas, colaboradores e pacientes terão sua temperatura aferida rapidamente, o que só foi possível graças à ação dos nossos amigos rotarianos que prontamente se mobilizaram para nos doarem este aparelho”, relata. “Para atender as orientações das autoridades de saúde, reduzimos nossos atendimentos a cerca de 20 usuários por dia, priorizando aqueles que estão em situação de urgência e/ou risco iminente à vida. Mesmo num momento de pandemia, estamos realizando a intervenção imediata e fazendo o acompanhamento presencial destas crianças e adolescentes com transtorno mental severo e persistente em nosso espaço”, observa.

O secretário de Segurança e Trânsito, Oscar Francisco Monteiro da Silva, entende que os termômetros infravermelhos são importantes ferramentas no trabalho de combate à Covid-19 em Toledo. “Onde houver situações de filas e aglomerações, vamos usar estes aparelhos para medir a temperatura das pessoas e, assim, darmos nossa contribuição às autoridades de saúde que lutam incessantemente contra o novo coronavírus”, analisa. “Em cada troca de turno também vamos usar este aparelho para avaliar se nossos agentes não vieram trabalhar com febre. É uma forma de nos proteger e, consequentemente, proteger toda a comunidade, pois se um guarda municipal ficar afastado por causa desta ou outras doenças respiratórias ele fará falta na sua missão de zelar pela segurança dos cidadãos toledanos”, destaca.

Membro do Conselho Diretor do Rotary Club, Airton Pitta, vê nesta doação um pequeno gesto que se traduzirá em grandes melhorias. “Nossa entidade sempre foi parceira do Caps-i e sabíamos que a equipe tinha grandes dificuldades em medir a temperatura de crianças autistas. A necessidade de se ter um termômetro infravermelho foi reforçada pela chegada da pandemia e este aparelho protegerá todos os que trabalham e usam os serviços deste órgão”, salienta. “Tal proteção entre os agentes da guarda municipal, que estão atendendo ocorrências em diversas regiões da cidade, é primordial para Toledo”, avalia.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo